
Procissão, um dos pontos altos das festividades, percorreu as ruas da cidade
De 14 a 16 de julho Matosinhos recebe as festas ao Mártir S. Sebastião, o santo padroeiro dos pescadores de Matosinhos. Foram várias as iniciativas que preencheram a programação destas festividades, sendo os pontos altos das celebrações a Procissão.
Na manhã de domingo, 16 de julho, pelas 10h30, a Missa Solene realizou-se na Igreja de Matosinhos, acompanhada pelo coro paroquial de Matosinhos, e presidida pelo Rev. Padre Manuel Mendes, abade de Matosinhos numa cerimónia em que se rezou pelos pescadores que sacrificaram a vida no mar e orou-se ao Mártir, pedindo para que o mar seja fecundo durante o ano.
À tarde, pelas 15h30, a procissão, composta por 30 andores, percorreu as diversas ruas e avenidas da cidade, tendo o seu início e fim na Igreja Matriz e passando pela Av. D. Afonso Henriques, Av. da República, Av. Serpa Pinto, Rua 1º de Dezembro, Rua Heróis de França, Praia do Pescado, Rua Conde S. Salvador, Rua Álvaro Castelões e Rua do Godinho. Na Lota do Pescado decorreu a habitual Bênção ao Mar e às Traineiras.
O Presidente da Câmara de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, a Presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, e o Presidente da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, Pedro Sousa, associaram-se a estas festividades que ano após ano reúnem milhares de pessoas em Matosinhos mostrando a devoção da nossa comunidade piscatória.
O Orfeão de Matosinhos doou a decoração do andor do Mártir e entrou com cânticos em quatro pontos da procissão.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
