Quinta-feira dia 12 de maio pelas 22 horas no Teatro Municipal de Matosinhos – Constantino Nery.
O disco “Amoras e Framboesas”, de 2011, marcou de modo indelével a história do jazz contemporâneo português. Resultado da colaboração da cantora Maria João com a Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM), o trabalho começou por dar origem a um concerto na Casa da Música do Porto, em 2009, e foi depois gravado, incluindo versões inesquecíveis de alguns temas do cancioneiro da MPB e dos standards do jazz norte-americano (incluindo uma fabulosa versão de “Skylark”, de Hoagy Carmichael e Johnny Mercer).
Maria João e a OJM voltam a reencontrar-se, cinco anos depois da edição do disco, agora para o concerto oficial de abertura da Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2016, que terá lugar no Teatro Municipal de Matosinhos – Constantino Nery, no dia 12 de maio, quinta-feira, pelas 22 horas.
O espetáculo retomará o espírito e o repertório de “Amoras e Framboesas”, constituindo o pontapé de saída para quatro meses de intensa animação cultural em Matosinhos. Já na sexta-feira, 13 de maio, arranca na Biblioteca Municipal Florbela Espanca a décima edição do festival Literatura em Viagem (LeV), que este ano conta com um naipe ímpar de autores internacionais.
A OJM, recorde-se, foi criada em 1999 com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, dedicando-se à criação, investigação, divulgação e formação da área do jazz, sendo atualmente a banda residente do maior festival de jazz da Europa, que decorre em Barcelona. Ainda este mês atuará no mítico clube Blue Note, em Nova Iorque. Em Matosinhos voltará a atuar em Junho, encabeçando o projeto Pesca Sonora, realizado com alunos da Escola Secundária Augusto Gomes, e em Julho, num concerto único com a cantora brasileira Maria Rita.