Demolição de habitação insere-se na requalificação da orla costeira.
Foi com satisfação que o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos assistiu hoje, dia 26 de Outubro, à demolição de uma habitação devoluta, em Perafita, junto à Praia da Memória, no âmbito do programa de requalificação da orla costeira, do Cabo do Mundo a Angeiras.
O Dr. Guilherme Pinto recordou os nove meses que o processo de expropriação demorou a ser resolvido. “São 91 parcelas que irão permitir requalificar toda a Marginal Atlântica. Faltam ainda 32 parcelas de terreno. Estamos a falar de um investimento de quase sete milhões de euros. Esta obra tem causado grandes transtornos, por isso não se percebe como pode demorar tanto tempo a resolver uma expropriação”, disse o autarca.
Com esta demolição, estão, assim, reunidas as condições para a implementação de cinco quilómetros e meio de ciclovia, entre o Cabo do Mundo e Angeiras.
As obras de requalificação da Marginal incluem ainda um novo pavimento, mobiliário urbano e iluminação pública.
Todas as zonas de circulação pedonal serão executadas de forma a permitir a circulação de deficientes motores, sendo os acessos, sempre que possível, efectuados com rampas, sem desníveis, com pavimento anti–derrapante e guardas de protecção com altura regulamentar. Este troço estará concluído dentre de dois, três meses, segundo o Presidente da Autarquia.
A requalificação da orla costeira representa um investimento global que ultrapassa os 50 milhões de euros, sendo que 80% da verba provém dos fundos comunitários do QREN- Quadro de Referência Estratégico Nacional.
Presentes na demolição estiveram também o Vice-presidente, Dr. Nuno Oliveira, e a Vereadora do Ambiente, Dr.ª Joana Felício.