A exposição “Escritas de Sol”, de Margarida Reis, foi inaugurada este sábado, 16 de maio, e ficará patente na Galeria Municipal de Matosinhos até ao dia 4 de julho.
Depois do design de Siza Vieira e do festival Literatura em Viagem, Margarida Reis é a senhora que se segue na Galeria Municipal de Matosinhos. A artista que será este ano homenageada na Bienal de Artes de Vila Nova de Cerveira apresenta nesta exposição um conjunto de tapeçarias produzidas entre 2002 e a atualidade.
O Presidente da Câmara, Guilherme Pinto, a Presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, e o Vereador da Cultura, Fernando Rocha estiveram presentes na cerimónia da inauguração desta exposição que reúne uma vintena de peças de tapeçaria contemporânea, combinando o linho, a seda e o tule com pedrarias e fios de ouro e prata.
“O modo como os isola ou justapõe tornam os seus trabalhos inigualáveis”, considera, no texto do catálogo, a crítica Isabel Fernandes, que compara o lento labor de Margarida Reis ao desvelo de uma Penélope aguardando o seu Ulisses.
Margarida Reis formou-se na Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis. Foi professora na Escola Soares dos Reis e na Cooperativa de Ensino Superior Artístico Árvore entre 1984 e 1990, e bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1993 e 1995. Está representada em diversas coleções particulares e ainda no Museu de Arte Moderna Culturgest e na Fundação Belmiro de Azevedo.
Horário da exposição:
2ªa 6ª feira da 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30