Mais um fim-de-semana de muita cultura em Matosinhos: concerto de Vitorino, animação teatral e musical no Museu da Quinta de Santiago e espetáculo de folclore completam o programa da festa.
Depois do design de Siza Vieira e do festival Literatura em Viagem, Margarida Reis é a senhora que se segue na Galeria Municipal de Matosinhos. A artista que será este ano homenageada na Bienal de Artes de Vila Nova de Cerveira apresenta um conjunto de tapeçarias produzidas entre 2002 e a atualidade. A exposição será inaugurada este sábado, 16 de maio, pelas 17 horas, e ficará patente até ao dia 4 de Julho.
“Escritas do sol” reúne uma vintena de peças de tapeçaria contemporânea, combinando o linho, a seda e o tule com pedrarias e fios de ouro e prata. “O modo como os isola ou justapõe tornam os seus trabalhos inigualáveis”, considera, no texto do catálogo, a crítica Isabel Fernandes, que compara o lento labor de Margarida Reis ao desvelo de uma Penélope aguardando o seu Ulisses.
Margarida Reis formou-se na Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis. Foi professora na Escola Soares dos Reis e na Cooperativa de Ensino Superior Artístico Árvore entre 1984 e 1990, e bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1993 e 1995. Está representada em diversas coleções particulares e ainda no Museu de Arte Moderna Culturgest e na Fundação Belmiro de Azevedo.
O fim-de-semana de Cultura em Matosinhos prossegue no sábado à noite. Pelas 22 horas, o cantautor alentejano Vitorino Salomé sobe ao palco do Cine-Teatro Constantino Nery com o espetáculo “Alentejanas e Amorosas”.
À mesma hora, mas no Espaço Irene Vilar do Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, a atriz brasileira Sílvia Suzy apresenta “Como água que sobre a água corresse”, uma recolha encenada de trechos eróticos da literatura universal (repete no domingo). Uma hora depois, mas nos jardins, arranca um concerto duplo a cargo dos Jimi and the Carpets e dos The Gypsies. Estes dois eventos integram a programação da iniciativa “Noite e Dia dos Museus”, que se prolonga durante todo o fim-de-semana não só no Museu da Quinta de Santiago, onde está patente a exposição “Cólofon”, mas também nos demais espaços da rede MuMa-Museus de Matosinhos.
No domingo, pelas 16 horas, no recinto das Festas do Senhor de Matosinhos, arranca um espetáculo de folclore que contará com a participação do Grupo Etnográfico do Orfeão de Matosinhos, do Rancho Infantil Os Vareirinhos de Matosinhos, do Rancho Regional de Guifões, do Rancho Folclórico do Padrão da Légua, do Rancho Folclórico Aldeia Nova (Perafita), do Rancho Paroquial de Guifões e do Rancho das Sargaceiras e Marítimos de Angeiras.