Foi assim o Arraial no Museu da Quinta de Santiago que assinalou também o 5º aniversário da doação da Cascata Leceira.
A Cascata Leceira patente ao público na Casa do Bosque, no Museu da Quinta de Santiago, foi doada à Autarquia pelo Mestre José Moreira, recentemente falecido. Com cerca de 15 m2, a cascata retrata com pormenor a Leça da Palmeira dos anos 20/30 do século XX, época em que era uma importante estância de veraneio, frequentada por artistas, pela burguesia portuense e pela comunidade inglesa. As cerca de 300 peças e bonecos presentes nesta obra, diversas com movimento, foram construídas com perícia, ao longo de décadas.
Na Cascata Leceira cada casa, cada figura tem uma história e um significado para o seu autor. Nela encontramos os principais lugares e monumentos de Leça – o Rio Leça e as suas seis pontes (destruídas durante as obras de construção do Porto de Leixões), as praias, a Igreja Matriz, o Forte de N. Senhora das Neves, o Farol; as vivências e tradições, em parte já perdidas – as romarias de S. João da Boa Nova, Senhor de Matosinhos (com a feira das louças, as bancas, o Teatro dos Robertos, …), as procissões; as artes e os ofícios – a lavoura, a lavadeira, os vendedores, a leiteira, o pescador ou o sapateiro; as figuras ilustres da terra – o poeta António Nobre, o marítimo José Rabumba, o padre.
No dia 19 de junho, a propósito do 5º aniversário da doação da Cascata Leceira, O Museu da Quinta de Santiago preparou um arraial para celebrar também os santos populares. O resultado final foi de festa animação durante todo o dia.
O Arraial incluiu um conjunto de atividades para público escolar mas também para séniores e público com necessidades especiais, tendo marcado presença diversas instituições do concelho: AAJUDE – Associação de Apoio à Juventude Deficiente, ALADI – Associação Lavrense de Apoio ao Diminuído Intelectual, ATI – Amigos da Terceira Idade, J.I. ERES, APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e amigos do Cidadão Deficiente Mental de Matosinhos.
O programa abrangeu visitas guiadas à cascata, jogos tradicionais, marchas populares, demonstração de ofícios ao vivo, gincana de bicicletas e rádio arraial.
Foi um dia inteiro de festa e animação para os diferentes públicos que marcaram presença no Arraial.