Grande Área Metropolitana do Porto vai criar marca turística da região.
A Grande Área Metropolitana do Porto (GAMP) vai criar, até finais deste ano, uma nova "marca" turística que ajude a tornar a região mais atractiva para os mercados internacionais, disse, ontem, à Lusa um responsável do organismo.
Nuno Oliveira, vice-presidente da Câmara de Matosinhos e coordenador do turismo da Junta Metropolitana do Porto, falava à Lusa no final do primeiro encontro de vereadores da GAMP para definição de estratégias e políticas de captação de turistas à região.
Segundo o responsável, o grupo de trabalho - que congrega os vereadores do turismo dos 14 municípios da GAMP - vai reunir-se mensalmente na primeira quinta-feira de cada mês, de modo a que, até ao final do ano, defina as grandes linhas estratégicas para captação de turistas e uma estratégia de marketing que incluirá "uma nova marca e um novo logótipo".
"A partir daí, procurará avançar-se para a concretização das políticas definidas, de modo a que elas permitam que no final do actual mandato, em 2009, a GAMP possa ser um grande destino turístico", disse Nuno Oliveira.
Na reunião de ontem foram analisados os estudos já efectuados sobre políticas de desenvolvimento turístico para a região e que entidades podem colaborar nesta estratégia.
Segundo o autarca, uma das conclusões do encontro foi que "nenhum dos municípios conseguirá por si só criar massa crítica suficiente para atrair mais turistas". "Temos de acabar com as políticas paroquiais", exemplificou.