Milhares estiveram ontem em Matosinhos para a 14.ª edição
A 14.ª EDP Maratona do Porto aconteceu na manhã de ontem, 5 de novembro, e contou com a presença da Presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e da Administradora da Matosinhos Sport, Helena Vaz.
Organizada pela Run Porto, com o apoio dos municípios da Frente Atlântica, Matosinhos, Porto e Gaia, a Maratona do Porto contou com a participação de cerca de 15 mil pessoas provenientes de 69 nacionalidades diferentes e apresentou três provas distintas: uma caminhada de 6 km destinada a todas as classes etárias e sem fins competitivos; uma corrida de 42,195 km para atletas federados e não federados nascidos em 1997 e anteriores e outra de 15 km para atletas federados e não federados nascidos em 1999 e anteriores.
E o dia amanheceu soalheiro, com temperatura agradável para a corrida. O tiro de partida foi dado pelas 9h00, junto ao Sealife Porto, passando pela rotunda da anémona e subindo até contornar o Parque da Cidade, na ida até Matosinhos e, no retorno, com a tradicional travessia pela ponte D. Luís I até Vila Nova de Gaia, onde na Afurada se fez o retorno à Invicta, para junto ao mar se procurar de novo a meta, instalada no Queimódromo (Parque da Cidade do Porto).
De destacar, nesta edição, a obtenção de novos recordes do evento. A queniana Monica Jepkoech bateu largamente o recorde feminino do percurso, finalizando a prova em 2h26m58s. A portuguesa Carla Salomé Rocha ficou sozinha durante muitos quilómetros, desde que foi descolada por Jepkoech, acabando a prova na segunda posição.
Desta forma, foi entregue o cheque do Recorde Solidário Liberty Seguros, pelo recorde absoluto da EDP Maratona do Porto obtido por Monica Jepkoech, no valor de 10 mil euros, revertendo 50% para a atleta e 50% para a instituição Movimento ECO - Empresas contra os Fogos.
A vertente masculina desta 14ª EDP Maratona do Porto foi ganha pelo queniano Jackson Limo, sendo de destacar a performance do português Daniel Pinheiro, no seu novo clube, o Águias de Alvelos (Barcelos), que finalizou em segundo lugar com um novo recorde pessoal.
A cerimónia de pódio contou com a entrega de um cheque solidário à Associação A Casa do Caminho no valor de 5 mil euros.
Refira-se, por fim, que o evento esteve a ser avaliado por uma equipa da IAAF (International Association of Athletics Federations) para atribuição da Bronze Label. A EDP Maratona do Porto tem assim a possibilidade de pertencer ao calendário oficial da IAAF, em 2018, figurando como uma das melhores maratonas do mundo. Desta forma, Lisboa e Porto vão ser as únicas maratonas do país com este certificado.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
