
“Temos de voltar à economia do mar”, defende Guilherme Pinto
O Terminal de Cruzeiros de Leixões é hoje palco da Conferência “Mar de Oportunidades”, inserida no Ciclo de Conferências de Matosinhos.
Organizado pela Câmara Municipal de Matosinhos em parceria com o Fórum Oceano e o Jornal de Notícias, este evento centra-se nas potencialidades do mar.
Ao longo do dia serão abordados, em quatro painéis, temas como as tecnologias marinhas, a investigação marinha e ambiental, o empreendedorismo na área do mar, a divulgação científica e educação ambiental na área do mar, a valorização do pescado, a indústria conserveira, a restauração em Matosinhos, a cultura marítima, o turismo, o desporto, a logística, entre outros.
Na sessão de abertura, o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) destacou a importância de Matosinhos se afirmar como cluster do mar. Fernando Ferreira de Sousa frisou que, apesar da região Norte representar 30% do Produto Interno Bruto e 40% das exportações, ainda há um longo caminho a percorrer. “Matosinhos é o terceiro maior município da região, com cerca de 175 mil habitantes. Matosinhos pretende afirmar-se como cluster do mar”, disse, recordando a utilização profícua dos fundos comunitários e a perceção das dinâmicas locais.
Também o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos salientou o investimento, em parceria com a CCDRN, na orla costeira, uma das apostas da estratégia “Matosinhos, Mar+ Movimento+ Cultura”. “Temos que voltar à economia do mar. Até ao final do mandato temos que marcar a diferença no coração das pessoas”, sublinhou Guilherme Pinto. O Museu da Diáspora, a requalificação da Rua Heróis de França e da Avenida Serpa Pinto são alguns dos projetos previstos.
“Não é possível falar do mar sem falar de Matosinhos. Não é possível falar de logística sem falar no Porto de Leixões. Não é possível falar de gastronomia sem falar dos restaurantes de Matosinhos. Olhem para este Terminal de Cruzeiros. Há 12 anos era impensável. Olhem para aquilo que podemos fazer”, concluiu o autarca.
Presentes na sessão de abertura estiveram ainda o Vice-presidente da Autarquia, Eduardo Pinheiro, a Vereadora do Ambiente, Joana Felício, a Vereadora da Ação Social, Lurdes Queirós, o Vereador da Mobilidade, José Pedro Rodrigues, os vereadores António Parada e Ernesto Páscoa, o presidente da junta da união de freguesias de Matosinhos- Leça da Palmeira, Pedro Sousa, o presidente da junta da união de freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, Rodolfo Mesquita, entre muitas outras individualidades.
Para hoje à tarde, o programa é o seguinte:
14h30- Painel “Mar de Cultura e Lazer”
A cultura marítima de Matosinhos- Joel Cleto, historiador
Turismo e Desporto- Nuno Amado, Vice-presidente do Clube de Vela Atlântico; Marcelo Martins, diretor da escola de surf Onda Pura.
15h30- Painel “Mar de Transporte, Logística e Desenvolvimento”
O Terminal de Cruzeiros e o Porto de Leixões como plataforma logística da região e país- a importância dos portos para a economia nacional- Brogueira Dias, presidente da APDL
O Porto de Leixões e a cidade de Matosinhos- Guilherme Pinto, Presidente da Câmara de Matosinhos
Desafios futuros na perspetiva dos operadores- Jaime Vieira dos Santos, presidente da Comunidade Portuária APDL
16h45- Conclusões- Augustin Olivier, Diretor do Fórum Oceano
A sessão de encerramento, prevista para as 17h00, contará com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
