Hoje ou amanhã, não perca este espetáculo multimédia único no país
A marcar o arranque das Festas do Senhor de Matosinhos e em simultâneo a celebração de Matosinhos Capital da Cultura do Eixo Atlântico, nas noites de hoje, dia 6 de maio, e amanhã, dia 7, a fachada dos Paços do Concelho vai transformar-se numa tela mágica e conta uma história épica sobre a terra e o mar.
Apesar de as condições meteorológicas não serem as melhores, não perca a oportunidade de visionar momentos de arte, luz e cor únicos a nível nacional, não estando a grandiosidade do espetáculo comprometida.
“Mar de Luz” apresenta um espetáculo de videomapping de última geração que conta a história de Matosinhos e da sua relação com o mar, recorrendo à tecnologia de projeção 3D conjugada com música, com bailado e com a atuação ao vivo de uma cantora lírica e culminando com fogo de artificio.
Hoje o espetáculo tem início marcado para as 22 horas, seguindo-se sessões às 22h30, 23 horas e 23h30, que se repetirão amanhã, 7 de maio, dando início a quatros meses repletos de festa, animação e cultura, durante os quais estão programados mais de quatrocentos eventos em Matosinhos.
O mar é um dos elementos mais ligado à comunidade local, sendo o ponto de partida para esta aventura multimédia cuja narrativa vai rememorar lendas e tradições, que explicam a conversão desta povoação ao cristianismo desde épocas remotas.
O fio condutor da história é uma bailarina que encarna e personifica o próprio mar, numa perspetiva gráfica de ilustração com texturas e recortes animados, aliados ao universo 3D, que conferem uma noção de profundidade ao espetáculo. A ambiência alterna entre o poético e o concreto, com quadros conceptuais e pictóricos, numa sucessão de episódios luminosos e contemplativos - águas transparentes que se agitam e nos transportam para dentro de naus e nos fazem acostar a um porto de abrigo, pisar praias de areia branca e imaginar peixes multicolores.
A abordagem é feita numa perspetiva moderna e contemporânea, virada para um público abrangente. Tendo o mar como elo de ligação, são evocados os temas que os matosinhenses reconhecem: das artes da pesca à indústria conserveira, das lendas de outrora aos tempos modernos que se refletem no dia a dia dos munícipes e no urbanismo da cidade. Uma viagem virtual pela memória e fé, pelos usos e costumes da gente nortenha!
Não perca este espetáculo multimédia único no país que a Câmara de Matosinhos preparou para si. Estamos à sua espera!