O fogo encantou e a procissão atraiu à cidade milhares de visitantes.
Mesmo com a meteorologia a não ajudar muito à romaria nestes últimos dias, o Senhor de Matosinhos continua em força tendo este fim de semana batidos recordes de visitantes. E se o fogo de artifício não defraudou expectativas, na noite de sábado, transformando o céu de Matosinhos e Leça num espectáculo de luz e de cor que encantou todos aqueles que assistiram ao momento de grande beleza, a tradicional Procissão do Bom Jesus de Matosinhos na tarde de ontem, domingo, foi também outro dos pontos altos daquela que é uma das maiores festas do norte de Portugal.
O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, a Presidente da Assembleia Municipal, Dra. Palmira Macedo, o Vereador Fernando Rocha, responsável pelo Pelouro da Cultura e Presidente da ANCIMA, e ainda o Presidente da União de Freguesias de Matosinhos/Leça, Dr. Pedro Sousa, marcaram presença na procissão que percorreu a Av. D. Afonso Henriques, a Rua Ló Ferreira, a Rua Tomás Ribeiro, chegando ao Monumento ao Senhor de Padrão, e regressando pela Rua do Godinho, e Avenida D. Afonso Henriques até à Igreja Matriz.
As Festas do Senhor de Matosinhos têm outro dos seus pontos altos amanhã, dia 10 de junho, com um momento de fé e de celebração.
No feriado municipal, o destaque vai para a Eucaristia Solene do Bom Jesus de Matosinhos, presidida por D. António Francisco dos Santos, primeira vez desde que assumiu as funções de Bispo do Porto, na Igreja Matriz.
Mas há mais para ver durante a tarde nas Festas do Senhor de Matosinhos:
15h00 – Tarde de fados com a Associação Amigos do Fado de Matosinhos – Parque Basílio Teles.
15h30 – Tarde dançante com Teófilo Granja, Joel Crista e Miguel Morais. Palco das Festas.
19h00 – Fogo de bonecos – Jardim do Parque 25 de Abril.
Ao longo de três semanas, as principais ruas do centro de Matosinhos acolhem cerca de um milhão de visitantes. A Feira de Artesanato, a Feira da Louça, a Feira do Livro, os doces regionais, as farturas, o pão com chouriço, as bifanas, a sardinha assada, o caldo verde, os carrosséis, assim como a animação cultural, são alguns dos atrativos.
A programação cultural inclui ainda teatro, música popular e clássica, cinema, exposições, lançamento de livros, noites de fado, festivais de folclore, desfile de fanfarras e tunas académicas.