Nova rua vai ter o nome do ex-presidente da Câmara
O executivo da Câmara Municipal de Matosinhos aprovou hoje por unanimidade atribuir o nome de Manuel Seabra, ex-presidente da autarquia, à nova artéria que liga as ruas de Alfredo Cunha e da Misericórdia, no centro da cidade. A nova artéria, aberta durante as festas do Senhor de Matosinhos, deverá ser oficialmente inaugurada dentro de dias.
Manuel Seabra, recorde-se, nasceu a 28 de julho de 1962, licenciou-se em Direito pela Universidade Católica Portuguesa e, entre 1988 e 2004, foi técnico, diretor, vereador, vice-presidente e presidente da Câmara de Matosinhos. Foi ainda deputado na Assembleia da República e, entre 2008 e 2009, chefiou o gabinete do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, o atual primeiro-ministro António Costa. Manuel Seabra faleceu em 2014.
A Câmara Municipal de Matosinhos tinha já decidido, no anterior mandato, atribuir o nome de Manuel Seabra a um arruamento previsto para efetuar a ligação entre a Barranha e o Estádio do Mar, mas essa deliberação foi agora revogada, tendo a autarquia optado por recordar Manuel Seabra numa zona nobre da cidade, próxima dos paços do concelho.
A decisão de hoje integrou, refira-se, um pacote de novas designações de arruamentos em Matosinhos, no qual se inclui, entre outras, a atribuição do nome do poeta, escritor, político e tradutor Vasco Graça Moura a uma nova avenida de Perafita que liga as avenidas de Mário Brito à do Arquiteto Fernando Távora. Já o arquiteto e artista plástico Fernando Lanhas será recordado na designação do novo arruamento que une perpendicularmente a Rua Nova do Seixo à Rua Central do Seixo, em São Mamede de Infesta.