Falecimento do músico que trabalhou no projeto “Big Bands” da Orquestra Jazz de Matosinhos
O nome de Manuel Jorge Veloso estará para sempre ligado à Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM), numa viagem pelos tempos do jazz que em, 2019, completou uma década de existência.
O projeto “Big Bands: do ballroom à sala de concerto - Uma viagem pelos tempos do jazz com a OJM” surgiu em 2009 e consistia num ciclo de concertos dedicado à evolução das “big bands” em toda a história do jazz. A seleção do repertório e a realização das conferências esteve a cargo do músico, compositor e crítico Manuel Jorge Veloso, que levou a cabo um intenso trabalho de investigação.
Depois da estreia no Teatro Municipal de Matosinhos (então Cineteatro) Constantino Nery, este projeto foi crescendo e esgotando salas em todo o país.
Assim, foi com grande consternação que a Câmara Municipal de Matosinhos tomou conhecimento da morte de Manuel Jorge Veloso, na passada quarta-feira, aos 82 anos.
Jorge Moreira Veloso nasceu em 21 de maio de 1937, em Lisboa, onde obteve formação musical clássica em violino e composição. No entanto, foi no jazz, como baterista, que acabou por se afirmar. Na década de 1960 foi um dos fundadores do Quarteto do Hot Clube de Portugal.
Tocou com vários músicos de jazz portugueses e estrangeiros, entre os quais Jerome Richardson, Julius Watkins, Don Byas, Chet Baker, Gerry Mulligan ou Milt Jackson.
Na televisão, foi produtor de programas de música clássica e de jazz na RTP e na rádio, foi autor e apresentador de vários programas dedicados ao jazz, na Rádio Clube Português, Rádio Renascença e Antena 2. No cinema, foi autor da banda sonora de vários filmes e documentários, como "Belarmino" e "Uma abelha na chuva", de Fernando Lopes, e "Pedro Só", de Alfredo Tropa.
Ao longo da carreira, escreveu artigos em vários jornais e revistas, como a Capital e o Diário de Notícias.
Manuel Jorge Veloso foi ainda professor na Escola de Cinema do Conservatório Nacional, integrou a direção da Juventude Musical Portuguesa e foi secretário-geral da Academia de Amadores de Música.
Em 2014 criou, com o crítico e programador António Curvelo, o ciclo "Histórias de Jazz em Portugal".
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
