
Lançamento de livro e evocação da passagem dos 70 anos do naufrágio de 2 de dezembro de 1947
No dia 2 dezembro de 1947, todo o concelho de Matosinhos e, em particular a comunidade piscatória, choraram a morte de mais de 150 pescadores, que haviam partido no dia anterior. À data, nada previa o início de uma tempestade que deixou marcas que perduram até aos dias de hoje.
A Associação dos Pescadores Aposentados de Matosinhos assinalou ontem, dia 2 de dezembro, aquela que é uma das datas mais tristes da História do concelho de Matosinhos com o lançamento do livro “Mandar abrir o Mar” da autoria de António Mendes (pinturas) e de A. Cunha e Silva.
A sessão decorreu pelas 16h30 na Casa dos Pescadores e contou com a presença do Vereador da Cultura, Fernando Rocha. A obra, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, foi apresentada por Fernando Sá Pereira, presidente da Associação de Comerciantes de Matosinhos e descendente de um dos pescadores que naufragou neste dia fatídico, e Mário Rêga, responsável pelo projeção do filme alusivo à tragédia.
Escreveu o autor A. Cunha e Silva, «este livro, por vezes agita-se desesperado, nas águas tormentosas e desobedientes aos pedidos piedosos contra o “Mar Maldito”. Trata-se de uma história envolvente que o pintor não só quer macerar em forma de choro, sobre o naufrágio de 1947, como faz convergir uma manifestação de afeto ao seu avô, uma espécie de sentimento pela sua presença/ausência. António Mendes formula uma intenção, acende uma luz votiva, oferece o seu trabalho com as mãos em prece ainda manchadas de tinta e, nos lábios trémulos balbucia um clamor, uma prece, que se mistura ansiosamente na “cumprição de um dever”».
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
