Fotografia área de João Morgado vence concurso internacional.
A fotografia área da Piscina das Marés, em Leça da Palmeira, da autoria de João Morgado obteve o prémio de melhor fotografia de arquitetura do ano na categoria “Sense of place” do concurso internacional promovido pela Arcaid Images.
O júri, constituído por Kristina Julia Bacht, Amy Croft, Sir Terry Farrell, Bjarne Hammer, David Jenkins, Ken Schluchtmann e Calvin Tsao e Zack McKown, selecionou as melhores fotografias de arquitetura, tendo em conta o mérito da composição, a atmosfera, o sentido de lugar e o uso de escala, dividindo- as em quatro categorias: “Exteriors”, “Interiors”, “Sense of Place” e “Building In Use”.
João Morgado foi premiado na categoria "Sense of place" com uma imagem aérea da Piscina de Leça da Palmeira projetada por Álvaro Siza Vieira.
O trabalho de João Morgado, juntamente com as restantes imagens, quer as finalistas quer as vencedoras, fará parte da exposição “Building Images 2015”, patente em Londres de 16 de janeiro a 27 de fevereiro.
Para a Câmara Municipal de Matosinhos, esta distinção constitui mais um motivo de orgulho, tendo em conta a aposta na valorização do seu património. Construída na década de 1960 e inaugurada em 1966, a Piscina das Marés foi projetada pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira, o mais conceituado e premiado arquiteto contemporâneo português. Em 2006 foi classificada como Monumento Nacional. Há dois anos foi alvo de uma intervenção, adaptando-se às novas necessidades e ao caráter sazonal da atividade a que se propõe.