
Arquiteto matosinhense recebe prémio "Personalidade do Norte"
O arquiteto Álvaro Siza Vieira vai ser hoje distinguido com o prémio "Personalidade do Norte" atribuído pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
A CCDR-N justifica a decisão pelo "percurso de criador de valor excecional e pela dimensão internacional que alcançou" o arquiteto, sendo que a distinção acontece no dia em que se assinala um ano da eleição de António Cunha como presidente da comissão.
A distinção terá lugar no primeiro "Fórum Autárquico da Região Norte" que se realiza hoje, em Vila Real, e visa homenagear individualidades especialmente relevantes da Região Norte.
Recorde-se que Álvaro Siza Vieira nasceu em Matosinhos em 1933 e estudou Arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto entre 1949 e 1955.
Em Matosinhos, a Casa de Chá da Boa Nova (1958-1965) e a Piscina das Marés (1961-1966) são exemplos das suas obras mais emblemáticas, assinando ainda outras como a Piscina da Quinta da Conceição (1958-1965) e a Marginal de Leça da Palmeira (2006).
Em Portugal destacam-se outras obras de Siza Vieira como as vivendas no Bairro da Malagueira em Évora, a Faculdade de Arquitetura do Porto, o Centro Paroquial de Marco de Canavezes, o Pavilhão de Portugal da Expo'98 em Lisboa, com a sua icónica pala de 65 metros de comprimento, tendo sido antes o responsável pelo projeto de recuperação do Chiado, após o incêndio de 1988.
A sua assinatura distribui-se, ainda, por criações na Europa, nas Américas do Norte e do Sul, e no Extremo Oriente. Têm o traço distinto de Álvaro Siza obras como o Bonjour Tristesse, em Berlim, o Mimesis Museum, na Coreia do Sul, o China Design Museum, o Centro Galego de Arte Contemporânea e um arranha-céus em Nova Iorque, de 38 andares.
Da sua lista de distinções destaca-se o Prémio de Arquitetura da Associação Internacional de Críticos de Arte (1982), o Prémio de Arquitetura da Associação dos Arquitetos Portugueses (1987), a Medalha de Ouro de Arquitetura do Conselho Superior dos Colégios de Arquitetos de Espanha (1988), o Prémio Mies van der Rohe (1988) e Prémio Pritzker, da Fundação Hyatt, pelo projeto de renovação na zona do Chiado, em Lisboa (1992). Mais recentemente, em 2019, o arquiteto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Academia de Belas Artes Francesa e o Prémio Nacional de Arquitetura 2019 espanhol.
O prémio "Personalidade do Norte" que vai hoje receber foi desenhado por Cristina Massena, uma "filha" da chamada Escola de Arquitetura do Porto, na qual o próprio Siza pontificou.
A peça em questão foi elaborada em impressão digital de alta precisão pelo Laboratório Bosch UMinho, o Done Lab.
