“A ADEIMA é uma instituição fundamental na ação social de Matosinhos”, afirma o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.
A Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos (ADEIMA) desenvolve, desde 1992, projetos de intervenção comunitária junto da população mais vulnerável do Concelho, promovendo a sua integração social e económica.
Desde então, 66 562 crianças e jovens estiveram envolvidos em projetos de prevenção em equipamentos sociais, 26 887 pessoas registaram-se em ações direcionadas para o emprego, qualificação e promoção da saúde, 376 idosos participaram em ações de voluntariado e de formação, 16 096 famílias foram alvo de um acompanhamento multidisciplinar, sistemático e de proximidade, 275 empresas integraram iniciativas de qualificação, empregabilidade e empreendedorismo, 1876 pessoas receberam formação de prevenção de comportamentos de risco.
Atualmente, a ADEIMA conta com 82 colaboradores em diversas áreas. O seu trabalho divide-se em cinco Eixos Estratégicos do Plano de Desenvolvimento Social de Matosinhos: Educação, formação e inserção laboral; Condições de vida e cidadania; Inovação, qualificação de equipamentos e respostas sociais; Riscos e Perigos; Participação, trabalho em rede e produção de conhecimento.
Consciente da importância da intervenção da ADEIMA, a Câmara Municipal de Matosinhos apoia a atividade desta instituição com mais de um milhão de euros, verba que representa 61% do financiamento total. Os restantes 39% (767.056 euros) resultam de financiamentos de concursos a projetos. Para 2013, a Autarquia apoiará a ADEIMA com um 1.958,281€.
“A ADEIMA é uma instituição fundamental na ação social de Matosinhos”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.
O Dr. Guilherme Pinto, acompanhado pelo Vice-presidente, Dr. Nuno Oliveira, e pelo Vereador da Educação, Prof. António Correia Pinto, visitou, dia 20 de Fevereiro, alguns locais onde estão em curso projetos implementados pela ADEIMA, como o “Matosinhos Qualifica”, “A Ler Vamos”, “Mestre Jardim”, “EPIS- Empresários pela Inclusão Social”.