A consulta à população sobre o processo de revisão do Plano Diretor Municipal de Matosinhos conta já, um mês após o início do envio dos inquéritos por via postal, com mais de 1500 respostas dos cidadãos. As questões relacionadas com a mobilidade, com a imagem urbana, com o ambiente e com as atividades económicas são, por enquanto, as preocupações que mais mobilizam a atenção dos munícipes no âmbito deste “PDM Transparente e Participado”.
O inquérito, recorde-se, foi lançado no último dia de junho, com o envio de 90 mil formulários por via postal, prologando-se até 21 de Setembro. O “PDM Transparente e Participado” pretende estimular a participação cívica dos munícipes de Matosinhos e constitui uma oportunidade para influenciar o processo de revisão do Plano Diretor Municipal, reaberta com a aprovação pelo executivo, em junho, do relatório de avaliação da execução do PDM de 1992.
Das 1517 respostas já recebidas, 1294 correspondem à devolução dos formulários por via postal (RSF). As restantes foram registadas por via informática, uma vez que é dada aos munícipes a possibilidade de, em alternativa, preencherem o formulário disponível online no site da Câmara Municipal de Matosinhos.
Considerando que a participação ativa dos cidadãos na vida da comunidade não deve limitar-se à escolha dos representantes locais nas eleições autárquicas, a Câmara Municipal de Matosinhos tinha já anteriormente levado a cabo uma experiência-piloto com a auscultação dos munícipes sobre as prioridades do orçamento municipal.
O inquérito agora enviado para todos os endereços postais do concelho apresenta informação sobre o PDM e sobre as vocações específicas do território, questionando os munícipes relativamente aos objetivos estratégicos e operacionais elencados pelo relatório de execução do plano de 1992. Os cidadãos são, assim, convidados a responder a 22 questões com resposta de escolha múltipla sobre diversas áreas do PDM, podendo ainda participar com sugestões e comentários.
O Plano Diretor Municipal é o principal instrumento de gestão e planeamento do concelho, devendo influenciar decisivamente a vida dos matosinhenses durante as próximas décadas. O processo do PDM de revisão deverá estar concluído em 2016.