Serviço de transporte gratuito provisório para ajudar a pessoas com mobilidade condicionada.
A 23 de novembro de 2015, a Câmara Municipal de Matosinhos e a Unidade Local de Matosinhos lançaram o “Tuk Boleias”, um serviço de transporte gratuito de doentes entre a entrada exterior e a receção do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos.
Recorde-se que a entrada para o Hospital Pedro Hispano é efetuada por um acesso em rampa, desde a Rua Eduardo Torres até à fachada do edifício, com cerca de dez por cento de inclinação.
Este é um problema identificado desde a construção do hospital e uma reivindicação antiga da comunidade, uma vez que cria dificuldades, em particular às pessoas com mobilidade condicionada ou reduzida.
Lançado a título experimental, o “Tuk Boleias” foi depois prolongado e desde o início do seu funcionamento já transportou mais de 100 mil pessoas.
O “Tuk Boleias” tem seis lugares e opera das 8h00 às 18h00. Os custos de funcionamento- 28.750 euros anuais- são assegurados e divididos, de forma igual, entre a Unidade Local de Saúde de Matosinhos e a autarquia.
Este serviço de transporte é provisório até ser alcançada uma solução definitiva para o problema.
Em dezembro de 2019, foi lançado o concurso para a construção do acesso pedonal, desde a via pública até à porta do hall de entrada do Hospital Pedro Hispano com uma inclinação adequada, respeitando o previsto na legislação atual.
A empreitada, no valor de 160 mil euros, contará com o co-financiamento da Câmara Municipal (50 mil euros).
A solução proposta teve como critérios fundamentais a resolução definitiva do problema, conseguindo um equilíbrio entre as necessidades funcionais e um custo compatível com as disponibilidades orçamentais, que se insira de forma harmoniosa na arquitetura do edifício/terreno.