Origens e lendas de Santa Cruz do Bispo revisitadas por Joel Cleto em noite de lua cheia.
Numa das noites de maior luar do ano, na passada sexta, 21 de junho, cerca de 300 pessoas acompanharam mais uma sessão de Moontosinhos conduzida por Joel Cleto. Desta feita esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos em todas as noites de lua cheia, foi dedicada às origens e lendas de Santa Cruz do Bispo,incluindo a enigmática escultura do Homem da Maça, no Monte S. Brás.
Até Outubro, a Câmara Municipal de Matosinhos assegura que, em noite de lua cheia, os mistérios, lendas e histórias do concelho invadem as ruas, praças e vielas. MOONtosinhos é mote de um ciclo de visitas guiadas que, sob o intenso luar, pretende lançar luz sobre as origens, históricas e lendárias, de alguns dos mais importantes monumentos e sítios patrimoniais de Matosinhos.
Guiados pela luz dos archotes, entre as 22 e as 24h, os caminheiros (porque são visitas pedestres) percorrem locais emblemáticos como a praia de Matosinhos, o santuário do Bom Jesus, o mosteiro de Leça do Balio, o Monte S. Brás, a Fonte das Sete Bicas, a Boa Nova, o obelisco da Memória, a Ponte da Pedra ou a capela de Santo António do Telheiro.
O próximo Moontosinhos decorre na noite de 22 de julho com o mote “Vá de Metro…. Santanás” – Não se esqueça do andante! Este será um percurso repleto de milagres e tentações demoníacas desde o Santuário do Senhor de Matosinhos à Fonte das Sete Bicas.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do email: mail@cm-matosinhos.pt