Versão “inadaptada” pela Companhia do Chapitô esteve no Nery
O Teatro Municipal de Matosinhos – Constantino Nery recebeu na noite de 16 de setembro a peça “Macbeth”, uma tragédia de William Shakespeare pela Companhia do Chapitô.
Uma das tragédias mais sangrentas do autor revisitada em comédia, a peça, que assinalou também a abertura de uma nova temporada teatral em Matosinhos, resulta de uma criação coletiva e conta com a encenação de John Mowat e a interpretação de Duarte Grilo, Jorge Cruz e Tiago Viegas.
Desenrolada na Escócia, conta a história de um dos mais bem-sucedidos generais do rei Duncan, Macbeth, que intrigado com as profecias de três bruxas e persuadido pela sua cruel e ambiciosa esposa, se lança numa jornada sangrenta e louca pelo trono da Escócia. Apenas dois personagens sobreviverão à chacina, à qual, nesta versão, não faltarão os kilts e os microfones.
Baseada em relatos de guerras entre linhagens da nobreza britânica, “Macbeth” constitui um nefasto retrato da ambição e loucura humanas, e uma pérola da economia narrativa de Shakespeare. Confrontada com um drama tão sangrento, a Companhia do Chapitô optou por transformá-la numa comédia, dando primazia, como é sua tradição, à dimensão física da interpretação.
Refira-se que esta versão, na qual três atores dão corpo a todas as personagens, conquistou o Prémio do Público na XXXI Edição do Festival MITCF de Cangas, em Espanha.