O Conjunto Habitacional da Guarda, em Perafita, foi o escolhido para acolher no território de Matosinhos o projeto “Lugar de Partilha”.
Consiste num laboratório de autoconstrução destinado a criar uma estrutura de apoio à comunidade local. Depois da experiência no ano passado no Bairro das Campinas, no Porto, o projeto centra-se agora no Conjunto Habitacional da Guarda, em Perafita.
A apresentação pública do projeto “Lugar de Partilha” teve lugar ontem e contou com a participação da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.
Além de Luísa Salgueiro, marcaram presença os administradores da Matosinhos Habit Tiago Maia e Fernanda Rodrigues, e a presidente da junta da união das freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, Lurdes Queirós.
De acordo com o projeto, um grupo de estudantes e arquitetos de todo o mundo, em conjunto com os moradores, terão a seu cargo a missão de dotar o espaço de uma ou mais pequenas estruturas/equipamentos que estarão ao serviço de toda a comunidade de Perafita.
O objetivo é que este seja o ponto de partida para a requalificação total do espaço envolvente do Conjunto Habitacional da Guarda.
Este projeto conta com a participação da Casa da Arquitectura, da Câmara Municipal de Matosinhos, da Matosinhos Habit, da União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo e inúmeras associações locais.