
Numa cerimónia realizada esta manhã no Salão Nobre dos Paços do Concelho e presidida pelo Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, a IKEA, empresa sueca líder mundial no mercado de distribuição de móveis e artigos de decoração para o lar, apresentou o projecto da sua segunda loja em Portugal, e a maior da Península Ibérica, que abrirá no segundo semestre de 2007.
Com uma superfície edificada de 36.600m2, dos quais 20.800 se destinam à superfície comercial, a nova Loja IKEA Matosinhos, que representa um investimento global de 60 Milhões de Euros, irá criar 420 postos de trabalho directos e 100 indirectos. O processo de recrutamento, que teve início em Janeiro de 2005, originou já a recepção de uma enorme quantidade de candidaturas. Este processo será desenvolvido, no futuro, em colaboração com o Centro de Emprego e Formação Profissional da região norte.
A Loja IKEA Matosinhos representa uma forte aposta do Grupo IKEA na zona norte de Portugal que, de acordo com os dados disponíveis, representa um potencial de 2.800.000 clientes à distância de uma hora de automóvel. No primeiro ano são esperados cerca de dois milhões de visitantes na IKEA Matosinhos.
A opção pelo concelho de Matosinhos para a localização da segunda Loja IKEA em Portugal justifica-se pela excelente localização do terreno, pelo facto de representar uma área de grande afluência e influência, assim como pelos óptimos acessos e pelo facto de ser uma região estratégica para responder aos clientes na zona norte de Portugal. A localização definida em Matosinhos permite ainda a implementação de boas infra-estruturas e acessos, sendo que a nova Loja IKEA será acessível a partir das auto-estradas A28/IC1 e A1, para quem vem do Porto e/ou de Viana do Castelo.
O Matosinhos Plaza, o primeiro Centro Comercial IKEA em Portugal, tem a sua abertura prevista para o segundo semestre de 2008 e representa um investimento aproximado de 165 Milhões de Euros. O Centro Comercial IKEA – o Matosinhos Plaza – em conjunto com a Loja IKEA Matosinhos será o maior complexo comercial IKEA na Europa.
O Centro Comercial Matosinhos Plaza abrangerá uma área de 67.000m2 e contará com a presença de várias marcas locais, nacionais e internacionais, que incluem um hipermercado, lojas de bricolage e electrónica, até lojas de decoração e empresas de moda.
Ainda em processo de projecto, o primeiro Centro Comercial IKEA em Portugal tem início de construção previsto para o primeiro semestre de 2007. No total, o Matosinhos Plaza contará com cerca de 3.200 lugares de estacionamento exclusivo, prevendo a visita de 12 milhões de visitas no primeiro ano de actividade e criará cerca de 110 postos de trabalho directos e 2.800 indirectos.
No final da apresentação efectuou-se uma visita às obras da futura loja IKEA Matosinhos.