A Câmara Municipal de Matosinhos apresentou, hoje, a etapa mais visível do ambicioso plano de modernização administrativa empreendido este mandato. Com a entrada em funcionamento da Loja do Municipe Online, uma elevada percentagem dos assuntos que originam a frequente deslocação dos cidadãos aos serviços de atendimento presencial da autarquia, podem ser tratados por internet, à distância de um “click”.
A Câmara Municipal de Matosinhos apresentou, hoje, a etapa mais visível do ambicioso plano de modernização administrativa empreendido este mandato.
Depois da abertura da Loja do Munícipe – que congrega num único espaço todo o atendimento aos cidadãos, da implementação de um sistema de gestão documental – que permitiu começar a libertar a autarquia da circulação do papel, damos início, à Loja do Municipe Online, através dos quais os cidadãos poderão efectuar várias centenas de pedidos e consultar a movimentação dos seus processos, sem necessidade de deslocação ao edifício dos Paços dos Concelho.
A partir de hoje, com a entrada em funcionamento do Portal dos Serviços, uma elevada percentagem dos assuntos que originam a frequente deslocação dos cidadãos aos serviços de atendimento presencial da autarquia, podem ser tratados por internet, à distância de um “click”.
Democratizar o relacionamento entre as pessoas e a administração pública tornou-se na grande virtude desta ferramenta.
Este sistema implementado em Matosinhos é já considerado um “case study” pelo modo como foi utilizada tecnologia da norte-americana Microsoft, líder mundial na área do software, na prestação do serviço ao cidadão, tornando os serviços municipais mais transparentes e próximos das pessoas.