
A Câmara Municipal de Matosinhos recebeu no dia 7 de Outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a certificação da qualidade relativa à Loja do Munícipe, Bibliotecas Municipais, Turismo e Animação e a Gestão de Apoio ao Associativismo Desportivo. Foi com grande satisfação que o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, recebeu das mãos do Dr. Paulo Gomes, da entidade certificadora SGS (Societé Genérale de Surveillance, SA) o documento oficial que atesta os elevados parâmetros de qualidade dos serviços da autarquia.
Marcada pelo traço inconfundível do arquitecto Alcino Soutinho, autor do edifício dos Paços do Concelho, a Loja do Munícipe abriu as portas a 5 de Novembro de 2008, iniciando assim uma verdadeira revolução no atendimento público da autarquia, ao concentrar num único local todos os serviços até então distribuídos por diferentes espaços físicos, simplificando a vida às pessoas.
Desde o primeiro momento, a Loja do Munícipe tem conseguido dar uma resposta célere e atempada ao número de atendimentos diários, mesmo nos momentos em que a afluência de munícipes é maior, fruto de uma acção concertada de toda a equipa quer do front-office, quer do back-office que, desde o primeiro momento, desenvolvem a sua actividade diária em pleno entrosamento com todas as unidades orgânicas da autarquia.
Prestes a completar um ano de existência, a Loja do Munícipe recebeu agora a certificação da qualidade, atribuída pela SGS, uma das maiores organizações mundiais no domínio da inspecção, verificação, análise e Certificação.
Durante a cerimónia, que decorreu na Sala de Sessões Públicas dos Paços do Concelho, o Presidente da Câmara recebeu também a certificação relativa às Bibliotecas da autarquia (Biblioteca Municipal Florbela Espanca, Biblioteca Municipal de S. Mamede de Infesta e Biblioteca Itinerante), ao Turismo (Matosinhos e Leça) e Animação e à Gestão de Apoio ao Associativismo Desportivo, áreas onde o atendimento ao público é também muito importante e que ficam agora chanceladas com uma certificação que atesta a qualidade dos serviços prestados.
E se esta “tripla” certificação é uma das mais importantes conquistas da autarquia dos últimos quatro anos, é importante salientar que é também o início de um longo caminho em direcção ao futuro onde é imprescindível manter alta a fasquia da qualidade, uma vez que a entidade certificadora vai fazer auditorias periódicas aos serviços.
Com a presença do Presidente da Câmara e de toda a equipa de vereação, bem como de um vasto conjunto de funcionários cujo trabalho foi fundamental para atingir este patamar de qualidade, esta cerimónia foi, sem dúvida, o exemplo de como, com trabalho em equipa, com motivação e com perseverança, se consegue ultrapassar grandes obstáculos.
Tal como o Presidente da Câmara recordou, em quatro anos, a autarquia de Matosinhos passou do século XX para o século XXI, com inovações como a gestão documental, a Loja do Munícipe, o call center, a Loja do Munícipe Online, o CRM, etc.
Por isso, esta sessão de entrega da certificação da qualidade foi também um momento escolhido para apresentar as mais recentes inovações que a Câmara está a implementar nesta área da modernização administrativa.
O Vice-Presidente da Câmara, Dr. Nuno Oliveira, apresentou, em traços gerais, o projecto Matosinhos Interactivo, que compreende duas plataformas que visam responder ao lema “modernizar, simplificar a vida aos munícipes e serviços”.
Assim, na página da internet já foi disponibilizada uma plataforma integradora das diferentes informações acerca do município, através do Sistema de Informação Geográfica (SIG) já disponível online (na página inicial, na área identificada como Mapas) tornando possível através de um simples toque no mapa interagir com diversa informação mais ou menos detalhada do território. Esta plataforma foi construída de forma a tornar possível um simples e fácil acesso a toda a informação, com diferentes níveis de detalhe sobre o Município de Matosinhos, usando as tecnologias mais emergentes.
Outra das grandes novidades do projecto Matosinhos Interactivo é a colocação, na Loja do Munícipe, de um ecrã táctil onde se pretende uma total transparência dos serviços para com o munícipe, e acima de tudo, um rápido acesso a informações que têm de estar disponibilizadas aos cidadãos.
Assim, através de um mapa de estradas e de uma vista aérea conjugando as pesquisas, o cidadão pode identificar o local para o qual pretende informação e depois basta seleccionar a temática pretendida, dando-se maior ênfase aos planos de urbanização e pormenor, plano director municipal e servidões e restrições de utilidade pública.

