
Apresentação do livro assinala o encerramento da exposição que foi vista por quase 7 mil pessoas
O livro “PORTUGAL POP. A Moda em Português 1970-2020” foi apresentado na tarde de hoje, na Casa do Design, por Bárbara Coutinho, responsável editorial da obra.
A publicação aborda a moda nacional desde as vésperas da revolução de 25 de Abril de 1974 até à atualidade, procurando refletir sobre o legado histórico e cultural de diferentes gerações de designers. A conceção e responsabilidade editorial do livro agora lançado é de Bárbara Coutinho, diretora e programadora do MUDE — Museu do Design e da Moda, responsável igualmente pela curadoria da exposição inaugurada em março.
A proposta curatorial de Bárbara Coutinho revela as múltiplas formas como o património material e imaterial, as técnicas oficinais e os saberes, e também os conceitos de lugar, território, portugalidade, pertença e memória, se refletem e são projetados para a contemporaneidade no trabalho dos quase 40 designers de moda representados.
PORTUGAL POP procura debater a influência das tradições culturais e da identidade coletiva nacional no universo da moda, pondo em evidência as relações entre a cultura popular e a erudita, o cosmopolitismo e o nacionalismo, a urbanidade e o mundo rural, a tradição e a visão de futuro das novas gerações.
O livro apresenta imagens das propostas de Alexandra Moura, Alves/Gonçalves, Constança Entrudo, Dino Alves, Helena Cardoso, Filipe Augusto, José Carlos, Luís Buchinho, Maria Gambina, Maria-Thereza Mimoso, Miguel Flor, Nuno Gama, Storytailors, entre muitos outros, que constam na exposição, dando corpo ao debate acerca da identidade da moda portuguesa e do seu valor cultural, económico e social. A publicação apresenta ainda fotografias das peças vestidas por Amália Rodrigues, António Variações, Doce, Heróis do Mar, The Gift, Joana Vasconcelos, Conan Osiris e Cláudia Pascoal, artistas que deram um significativo valor ao “cunho português” na construção da sua imagem e marca.
Durante a sessão houve ainda lugar para uma mesa-redonda com a curadora e alguns autores convidados que fizeram uma reflexão teórica sobre a publicação, nomeadamente, Cláudia Albino, José Bártolo, Cristina L. Duarte, Catarina Rito, Rita Salvado, e Madalena Brás Teixeira.
A cerimónia, a que se associou a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e o vereador da Cultura, Fernando Rocha, assinalou também o encerramento da exposição com o mesmo nome, patente na Casa do Design desde 19 de março deste ano, e que apenas poderá ser visitada até amanhã, 13 de novembro.
Refira-se que a exposição “PORTUGAL POP. A Moda em Português 1970-2020” foi vista por cerca de 7 mil pessoas.








