Salão Nobre cheio para a apresentação de “Leça da Palmeira - Evolução Urbana entre os Séculos XVIII e XXI”
Como já vem sendo habitual por altura das Festas do Senhor de Matosinhos, a Câmara Municipal de Matosinhos promove o lançamento do chamado “livro das festas”, uma publicação habitualmente relacionada com a cidade, as suas gentes e tradições.
Este ano não foi exceção. Ontem, 6 de junho, como manda a tradição no dia de feriado municipal, decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho o lançamento de mais um livro, desta vez da autoria de Fernando Jorge Rocha dos Santos sobre Matosinhos, com o título “Leça da Palmeira - Evolução Urbana entre os Séculos XVIII e XXI”.
A abertura da sessão de apresentação e lançamento do livro ficou a cargo do Vice-presidente da Câmara de Matosinhos e presidente da ANCIMA (Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos), Fernando Rocha. O responsável pelo pelouro da Cultura da autarquia ressalvou que a Câmara Municipal faz questão de “coincidir a edição de um livro com o programa das Festas da Cidade, acrescentando-lhe, deste modo, um substrato cultural capaz de perdurar e de se constituir como testemunho da vitalidade de Matosinhos”.
Seguiu-se a intervenção de Sara Sucena, professora universitária e autora do prefácio do livro. Para Sara Sucena, esta publicação “informa enquanto conta História em linguagem séria e relativamente académica, mas acessível e fluída; que nos cativa. É por isso um livro para todos os que vivem cidade, e não apenas Leça da Palmeira”.
Fernando Rocha dos Santos procedeu então à apresentação do seu livro através de um conjunto de slides onde foi possível ver imagens antigas de Leça e até alguns filmes e curiosidades. Um deles atestou, por exemplo, que a tradição do surf está há muito enraizada na cidade.
Miguel Rocha dos Santos, filho do autor, fez questão de falar um pouco do pai e da obra enquanto engenheiro, arquiteto e também investigador.
O Presidente da Câmara de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, encerrou a cerimónia de apresentação de “Leça da Palmeira - Evolução Urbana entre os Séculos XVIII e XXI” salientando que “conhecer a evolução e o passado de Leça da Palmeira é, assim, a melhor forma de planear o seu futuro”. O autarca recordou que a Câmara Municipal tem desenvolvido esforços para manter tradições mas também para renovar, destacando todo o processo de Reabilitação Urbana que está a ser implementado em Matosinhos e Leça da Palmeira.
“A reabilitação do património construído apresenta-se como um imperativo absoluto do tempo que vivemos. Não existe outro modo de garantir que o legado urbano das anteriores gerações se mantém efetivamente vivo”, referiu Eduardo Pinheiro.
Marcaram também presença na iniciativa a Presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo, o Presidente da União das Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, Pedro Sousa, bem como o Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Luís Branco.
Sublinhando ainda mais o tom das Festas, a apresentação do livro terminou com um porto de honra acompanhado de farturas.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
