
Visitas ao Palacete Visconde de Trevões por Joel Cleto e concerto de música clássica por Jed Barahal
Em Dia da Liberdade, o Palacete Visconde de Trevões abriu hoje de tarde as suas portas ao público pela primeira vez, após as obras de requalificação, para duas visitas guiadas pelo Historiador Joel Cleto sob o lema “Livres na Casa com Memória”. Construído em 1909, o edifício localizado junto aos Paços do Concelho foi adquirido pela Câmara Municipal em 1955 tendo sido a antiga residência de Emílio Ló Ferreira, Visconde de Trevões, posteriormente uma escola e também a Biblioteca Florbela Espanca até à abertura das atuais instalações.
Joel Cleto fez a visita guiada a um espaço completamente vazio sendo possível apreciar cada pormenor entre as histórias contadas.
O Presidente da Câmara, Eduardo Pinheiro, e o Vice-Presidente, Fernando Rocha, marcaram presença nesta visita pela memória de Matosinhos.
“Este ano aproveitamos para devolver e mostrar aos matosinhenses um dos edifícios mais emblemáticos da cidade, o Palacete do Visconde de Trevões, que acaba de ser objeto de um meticuloso trabalho de restauro tendo em vista a sua transformação num museu que preserve e exiba a história de Matosinhos. Fazemo-lo agora, antes que se inicie a instalação do museu, para que possa ser observado em todo o seu esplendor, mas também porque dificilmente seria possível encontrar melhor data para o efeito: o 25 de Abril é, afinal, o dia em que também o país foi devolvido aos cidadão”, explicou o Vice-Presidente e Vereador da Cultura que tem coordenado toda a requalificação do Palacete..
A autarquia apostou na reabilitação do edifício, adaptando-o às novas funcionalidades e às necessidades atuais. Entre as grandes novidades está a instalação de um elevador que facilitará o acesso aos pisos superiores, nomeadamente a pessoas portadoras de mobilidade reduzida. Dividido pelos quatro pisos (r/C, primeiro piso, segundo piso e sótão), o museu terá espaço para os serviços educativos, arquivo fotográfico, salas de exposição temáticas, gabinete de arqueologia e história, entre muitas outras valências.
De realçar que, no trabalho de reabilitação, foram preservados tetos, soalhos, escadas, azulejos e vidros. Foram ainda deixados pequenos pormenores das paredes originais para que os visitantes pudessem apreciar a antiga decoração do palacete.
A famosa Sala dos Espelhos está totalmente recuperada e mantém a sua decoração original. Também a marquise foi preservada.
Depois das visitas com Joel Cleto, seguiu-se um concerto com Jed Barahal ( violoncelo).
De origem norte-americana e residente em Portugal há quase 30 anos, Jed Barahal tem desenvolvido a sua carreira em três continentes como solista, em recital, e em música de câmara. Mestrado em música pela Yale University e licenciado pela Juilliard School de Nova Iorque, estudou com Harvey Shapiro, Lorne Munroe e Aldo Parisot, e frequentou master classes com Pierre Fournier, Paul Tortelier e Janos Starker. Possui um extenso repertório que abrange todos os estilos. Foi 1º violoncelo solo da Orquestra Sinfónica do Estado de São Paulo (Brasil), Orquestra do Capitólio de Toulouse (França), e da Régie Sinfonia do Porto, entre outros. Entre as suas gravações de CDs figuram obras de George Crumb, Carlos Azevedo, Jorge Peixinho, Astor Piazzolla e António Pinho Vargas. Em 2006 lançou um CD comemorativo com obras de Fernando Lopes Graça e Luís de Freitas Branco, com a pianista Christina Margotto, com quem mantém um duo há 20 anos. Com a Orquestra Raízes Ibéricas gravou em CD os concertos de Boccherini em ré (Numérica, 2007) e em sol (Numérica, 2011). É professor adjunto da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto desde 1993, e ministra com frequência seminários de violoncelo em várias escolas de música no país e no estrangeiro.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
