Projeto criado pela Câmara Matosinhos e pelo CEiiA apresentado no Congresso Mundial de Smart Cities
Matosinhos foi uma das 700 cidades de 146 países representados no Congresso Mundial de Smart Cities, que decorreu de 13 a 15 de novembro, em Barcelona, com mais de 400 oradores e quase 850 stands.
O evento contou com mais de 20 mil visitantes.
Matosinhos esteve representado pelo projeto Living Lab-Carbono Zero, criado pela Câmara Matosinhos e pelo CEiiA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento, e co-financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente.
Presente esteve o Vereador dos Transportes e Mobilidade, José Pedro Rodrigues.
O projeto Living Lab Carbono-Zero assenta na criação de um bairro inteligente neutro em carbono e na alavancagem de um mercado local de carbono, no qual as emissões de CO2 poupadas são trocadas por bens e serviços.
O projeto envolve 18 parceiros, entre startups, empresas privadas e empresas de transportes públicos, entre outros, com destaque para o Porto de Leixões, a Efacec, o Metro do Porto, a STCP e a Universidade do Porto. Candeeiros autossustentáveis, pavimentos que reduzem a velocidade de circulação, bike-sharing conectado ao sistema de transportes, contabilização das emissões de CO2 poupadas na mobilidade e a sua conversão em créditos utilizados na aquisição de bens e serviços são algumas das soluções tecnológicas já implementadas.
Um dos resultados apresentados foi a experiência da nova iluminação pública na Rua de Brito Capelo.
Recorde-se que o Living Lab- Carbono Zero está nomeado para os Prémios Europeus de Promoção Empresarial. Os vencedores serão anunciados amanhã, na Áustria.
A competição, criada há 12 anos pela Comissão Europeia, pretende potenciar a divulgação de atividades reconhecidas como boas práticas no âmbito da promoção da iniciativa empresarial na Europa.
Todos os anos, o concurso identifica os melhores projetos em várias áreas, pela especificidade do seu contributo no desenvolvimento económico e do emprego das regiões. São seis as categorias: Promoção do Espírito de Empreendedorismo, Investimento nas competências empreendedoras, Desenvolvimento do ambiente empresarial, Apoio à internacionalização das empresas, Apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência de recursos e Empreendedorismo responsável e inclusivo.
O projeto Living Lab- Carbono Zero concorre na categoria de Apoio ao Desenvolvimento de Mercados Ecológicos e à Eficiência dos Recursos, que distingue políticas e iniciativas a nível nacional, regional e local, que apoiam o acesso das Pequenas e Médias Empresas aos mercados ecológicos e ajudam a melhorar a eficiência dos seus recursos.
O projeto Living Lab Carbono-Zero de Matosinhos terá pela frente outros dois nomeados na mesma categoria: o HAS Food Exprience, da Holanda, da responsabilidade da Universidade de Ciências Aplicadas HAS e que funciona como plataforma de lançamento para projetos inovadores no segmento alimentar, e o Green bicycle, sistema de partilha de bike-sharing para pequenas cidades na Eslováquia.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
