Matosinhos vai ser laboratório para uma vida mais inteligente
O presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, apresenta amanhã o projeto Living Lab, recentemente selecionado para financiamento por parte do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente. Desenvolvido pela autarquia e pelo Ceiia-Centro de Excelência para a Investigação da Indústria Automóvel e Aeronáutica, o Living Lab será apresentado pelas 11 horas, na Casa em Movimento instalada no cruzamento das ruas de Goa e Alfredo Cunha, a qual é também parte da estratégia integrada para a criação de um espaço urbano mais inovador, sustentável e inclusivo, capaz de melhorar a qualidade de vida da comunidade.
O projeto Living Lab pretende criar um bairro inteligente na área central da cidade de Matosinhos (entre a Rua de Goa e a Rua Conde Alto Mearim), o qual deve ser palco de um processo de criação de produtos inovadores, nomeadamente serviços, software, hardware e intervenções urbanas de baixo carbono, as quais poderão depois ser alargadas ao restante espaço urbano. Os cidadãos serão envolvidos na geração e experimentação de tecnologias mais limpas e inteligentes, sendo ainda objetivo do projeto promover o empreendedorismo e a criação de negócios associados a soluções urbanas de baixo carbono.
Este laboratório vivo para a descarbonização das cidades pretende, assim, testar e apropriar soluções tecnológicas que aumentem a eficiência energética e reduzam a dependência de um estilo de vida responsável por grandes emissões poluentes. O processo incidirá sobre domínios como os transportes e a mobilidade, a eficiência energética dos edifícios, a criação de serviços ambientais inovadores e a promoção da economia circular, numa lógica de participação e interação entre o município, os centros de conhecimento, as empresas, as indústrias e os cidadãos.
O Ceiia, recorde-se, está instalado em Matosinhos há cerca de dois anos, tendo criado e desenvolvido soluções de mobilidade limpa e inteligente já com aplicação prática em várias cidades de todo o mundo. São também parceiros do Living Lab empresas e instituições como a HealthyRoad, a JCDecaux, a Datarede, a STCP, a APDL, a Porto Design Factory, a ESAD, a New Digital School e as Casas em Movimento.
![]()
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
