Apresentação do livro “Nómada”, histórias do Senhor de Matosinhos, Rio de Janeiro e Nova Iorque foram os principais temas de ontem
De regresso ao “romance das cidades”, tema desta 12º edição do LeV, as conversas em torno da literatura de viagem arrancaram ontem dia 12 de maio, pelas 15 horas de sábado, com a apresentação de “Nómada”, o novo livro de João Luís Barreto Guimarães, com participação de Pedro Abrunhosa e moderação de Francisco José Viegas, na Galeria Municipal de Matosinhos. Perante uma sala cheia, onde marcaram presença o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, e a Presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, falou-se da importância da poesia e houve ainda leitura de poemas.
Seguiu-se, pelas 16h00, uma conversa com o historiador Joel Cleto sobre o Senhor de Matosinhos. Com moderação de Tito Couto, a conversa versou sobre os homens e as mulheres que construíram Matosinhos. Uma viagem pelos protagonistas da cidade do mar.
Pelas 17h00, na mesa «Rio de Janeiro — Cidade Maravilhosa», falou-se das ligações da cidade à literatura, da sua beleza característica e ainda se brindou à sua saúde. Foi uma conversa entre Alexandra Lucas Coelho e Mariano Marovatto, com moderação de Tito Couto. Logo a seguir, fechou-se a programação deste dia na Galeria Municipal de Matosinhos com a mesa «A Cidade que Não Dorme — Nova Iorque», com João Tordo e Isabel Lucas e moderação de Hélder Gomes.
O segundo dia do LeV ficou ainda marcado por uma viagem até às Festas do Senhor de Matosinhos com a visita dos autores à mais conhecida romaria do norte do país e, pelas 22h00, com uma sessão inusitada e súbita de poesia, por Isaque Ferreira e João Rios, na zona das festas.
Hoje, 13 de maio, o Festival LeV vai despedir-se.
À conversa sobre Paris vão estar o espanhol Enric González e a portuguesa Tânia Ganho, enquanto conduzirão a incursão por Jerusalém e pelos seus infindáveis conflitos Miguel Miranda, Paulo Moura e Sheikh David Munir.
A 12ª edição do LeV terá ainda tempo para um debate sobre a natureza e o apelo das cidades literárias, no qual participarão Francisco José Viegas e o escritor islandês Sjón, mas também para uma entrevista de vida ao inglês Jonathan Coe, vencedor do prémio Médicis e jurado do Man Booker Prize, um dos mais prestigiados do planeta.
Aqui fica o programa do LeV para hoje, domingo, 13 de maio:
Dia 13 - Domingo
Biblioteca Municipal Florbela Espanca
11.00. Oficina de Escrita Criativa, por Filipa Melo
Organizada em cooperação com o projeto CELA – Connecting Emerging Literary Artists, apoiado, pelo Programa Europa Criativa da União Europeia
Biblioteca Municipal Florbela Espanca
15.45 – Visita guiada com a autora – Raízes
Galeria Municipal
15.00. MESA 5: A Cidade Luz – Paris
Foi porto de abrigo para milhares de portugueses durante a ditadura, entre eles muitos músicos e escritores. Qual é o encanto desta cidade e a sua relação com as artes? E por que razão há tão pouca literatura sobre os portugueses que foram viver para os seus subúrbios?
Enric González, Tânia Ganho
Moderação: Maria João Costa
Nota: Sessão em línguas espanhola e portuguesa, com tradução simultânea.
16.00. MESA 6: Entrevista de Vida
Jonathan Coe
Moderação: Hélder Gomes, Tito Couto
Nota: Sessão em língua inglesa, com tradução simultânea.
17.00. MESA 7: As cidades literárias
Haverá cidades mais literárias do que outras? Paris, Roma ou NY são mais apelativas para os ficcionistas porquê? Serão as cidades a convocar a literatura ou os escritores é que as transformam em espaços literários?
Francisco José Viegas, Sjón
Moderação: Filipa Melo
Nota: sessão em língua inglesa, com tradução simultânea.
18.00. MESA 8: A Cidade Santa - Jerusalém
É o espaço mais cobiçado do mundo, palco de guerras e disputas seculares. O que tem de tão especial Jerusalém para alimentar tanto conflito? O que fica por ver para além das questões religiosas e políticas?
Sheikh David Munir, Miguel Miranda, Paulo Moura
Moderação: Tito Couto
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
