
Gonçalo M. Tavares apresenta amanhã projeto “100 Textos em Viagem”
A Biblioteca Municipal Florbela Espanca recebeu hoje a primeira mesa de debate integrada na programação do festival LEV- Literatura em Viagem.
A jornalista Maria João Costa moderou uma conversa acerca do estado do mundo, com a participação de Álvaro Domingues, Carlos Magno e Francisco Seixas da Costa. A conversa abordou questões relacionadas com a economia, política, cultura, sociedade e tecnologia.
Presente esteve o vereador da Cultura da autarquia, Fernando Rocha.
A 17.ª edição do LeV decorre até ao próximo domingo, com inúmeras atividades, como exposições, oficinas, mesas de debate, leitura de contos infantis e música em espaços como a Biblioteca Municipal Florbela Espanca, a Galeria Municipal e escolas do concelho. A entrada é livre. Um dos destaques amanhã será a apresentação do projeto que deu origem à exposição “100 textos em viagem” do autor Gonçalo M. Tavares pelos alunos das escolas do concelho.
A programação para amanhã é a seguinte:
Sábado, 13 de maio
10:30 LeVzinho na biblioteca: Viagem com literatura e música
Leitura de contos tradicionais do mundo, acompanhados à viola por Nastasia Titova
11:00 Lançamento do livro Vai Lá e Faz, de Jorge Paiva
A obra que relata a viagem pela Europa que o autor e o seu cão-guia Zangão realizaram.
15:00 LeVzinho na biblioteca: Aviões de papel
Oficina de escrita criativa e de expressão plástica
15:00 A viagem e os livros
Apresentação do projeto que dá origem à exposição «100 Textos Em Viagem», promovido pela Biblioteca Municipal Florbela Espanca e as escolas do concelho de Matosinhos
Com: Gonçalo M. Tavares, Fernando Rocha, Vereador da Cultura da CM Matosinhos e Franklim Silva, Coordenador Intermunicipal das Bibliotecas Escolares
15:30 Mesa de debate: Portugal e os portugueses
Portugal e os portugueses foi uma das matérias primordiais do pensamento de Eduardo Lourenço, patrono do LeV - Literatura em Viagem. No ano do seu centenário queremos saber como pensam agora os portugueses e o que pensam. Ou será que deixámos de o fazer?
Com: António Carlos Cortez, Susana Moreira Marques e João Céu e Silva (moderador)
16:30 Mesa de debate: Dias que mudam o mundo - Com que lente vemos o mundo de hoje
A história faz-se dia a dia, cada período com 24 horas. 1440 minutos. Mas há dias que parecem maiores que outros e que afetam a nossa forma de ver o mundo. Estaremos no dealbar da história, onde as ideologias já não têm lugar? Será a guerra a única solução que conhecemos para dirimir os conflitos entre países, como na frase de Clausewitz, a continuação da política por outros meios, ou é urgente uma desescalada de tensões e a procura de soluções pacíficas por meio do diálogo e da negociação?
Com: José Milhazes, José Pedro Teixeira Fernandes, Paulo Moura e Maria João Costa (moderadora)
17:30 Mesa de debate: A ferver - Entre panelas e tachos uma viagem sentida com sabor
Viajamos com os pés, pelo ar ou pelo mar, com bagagem ou de forma leve. Mas também viajamos pelos sentidos e o paladar é um dos principais. O que aprendemos do outro quando sentados à mesa? Que memórias (e paladares) moldam as narrativas a e nossa visão do mundo? Será que cozinha molecular faz tanto por nós como um pastel de bacalhau?
Com: Francisco José Viegas, Marlene Vieira, Rui Paula e Teresa Conceição (moderadora)















