
Diversas personalidades passaram pelo LeV
“A viagem e os livros” é o nome de um projeto promovido pela Biblioteca Municipal Florbela Espanca e os agrupamentos de escolas do concelho a partir de 100 textos sobre viagens da autoria de Gonçalo M. Tavares.
O projeto deu, aliás, origem à exposição “100 Textos Em Viagem”, que pode ser vista na Galeria Municipal de Matosinhos, no âmbito do LEV- Literatura em Viagem. Através de QR Codes, a mostra dá a conhecer as 100 leituras feitas pelos alunos.
A apresentação do projeto decorreu hoje na Biblioteca Municipal Florbela Espanca e contou com a participação do autor Gonçalo M. Tavares, da presidente da Câmara Municipal, Luísa Salgueiro, do vereador da Cultura, Fernando Rocha, e do Coordenador Intermunicipal das Bibliotecas Escolares, Franklim Silva.
Ao longo do dia, diversas personalidades passaram pelo LeV, entre as quais, José Milhazes, Paulo Moura, Rui Paula, Marlene Vieira, Francisco José Viegas, António Carlos Cortez, entre muitas outras.
Consulte a programação para amanhã:
Domingo, 14 de maio
15:00: Lançamento do Guia Literário de Matosinhos
Lançamento da obra que pretende apresentar-se como um suporte documental das histórias e vida literária do concelho
Com: Minês Castanheira e Fernando Rocha, Vereador da Cultura da CM Matosinhos
15:30: Mesa de debate: Autobiografia literária - Quanto de nós deixamos nos livros que lemos. E nos que escrevemos?
Nenhum escritor o é sem ler. Autores comerciais ou mais literários, esse parece ser um ponto em que todos parecem concordar. Mas o que faz esse percurso sentimental pelas suas obras? E enquanto leitores: os livros não parecem nos salvar, mas tornam os dias melhores. Será que tornam?
Com: Dulce Maria Cardoso, Karina Sainz Borgo, José Eduardo Agualusa e Rute Marinho (moderadora)
16:30 Mesa de debate: Mas é bonito - Literatura feita de música, música que dá ritmo às palavras
Não importa se nasceu primeiro a galinha ou o ovo, importa que as duas artes são capazes de se juntar, dando origem a algo de novo. Afinal, 1+1 é mesmo igual a 3. E se é bonito.
Com: João Tordo, Kalaf Epalanga, Rita Redshoes e Sérgio Almeida (moderador)
17:30 Mesa de debate: Um quarto com vista - Geografias sentimentais e literárias
Os territórios literários, imaginados ou reais, são parte fundamental da criação literária, tornando-se por vezes eles próprios em personagens de estatuto próprio e definidores da narrativa e da identidade de um escritor. Seja Lisboa ou Macondo, que papel tem a geografia? Ou não passa tudo de paisagem?
Com: Ana Bárbara Pedrosa, Sònia Hernández, Teolinda Gersão e Patrícia Fernandes (moderadora)




























