
A Ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Guilherme Pinto, e o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, presidiram à sessão de abertura do «Encontro Internacional Literatura em Viagem», realizada no passado sábado, dia 22 de Abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Olivier Rolin, José Eduardo Agualusa, Francisco José Viegas, Eduardo Prado Coelho, Álvaro Siza, Mia Couto, entre outros, fizeram parte do rol de convidados do Encontro Internacional "Literatura em Viagem", que decorreu na Biblioteca Municipal Florbela Espanca entre 22 e 24 de Abril, período em que se celebra o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor (23 de Abril).
Destacar a importância das viagens, reais ou imaginadas, no contexto ficcional foi o objectivo de um evento que reuniu perto de duas dezenas e meia de autores oriundos de Portugal, dos Estados Unidos, da França, da Colômbia, de Moçambique, de Angola e de Espanha.
"Adeus a Terminus as fronteiras geográficas e as fronteiras da escrita" foi o ponto de partida da primeira mesa-redonda de sábado. Moderada por João Rodrigues, director literário das Publicações Dom Quixote, a conversa contou com as presenças de Ana Paula Tavares, Olivier Rolin e Jacinto Rego de Almeida.
O segundo debate do dia foi moderado por José Carlos de Vasconcelos e Richard Zimler, Xavier Queipo e José Eduardo Agualusa responderam à questão "O que faço eu aqui?".
À noite, Janita Salomé cantou Poemas no Salão Nobre da Câmara Municipal.
Domingo começou com o concerto “O Sapo Apaixonado”, realizado de manhã pela Escola de Música Óscar da Silva.
À tarde, decorreu a terceira mesa-redonda do Encontro Internacional sob o tema “Da Ilha do Tesouro à Peregrinação”, com Fernando António Almeida, Ramiro Fonte, Santiago Gamboa e Eduardo Prado Coelho e moderador por Manuel Alberto Valente.
Posteriormente, realizou-se outro concerto, “Duo de Harpas”, pelo Conservatório de Música do Porto, seguido do quarto debate – “As Viagens formam a Juventude”. Sob moderação de Ana Isabel Mineiro, participaram Álvaro Siza, Francisco José Viegas, José Manuel Fajardo e José Manuel Dias da Fonseca.
A quinta mesa-redonda – “Viagem em volta de um Livro” – realizou-se na segunda-feira, dia 24, com a participação de Patrick Deville, Manuel Jorge Marmelo e Vergilio Alberto Vieira e teve Vítor Quelhas como moderador.
O último debate do Encontro foi moderado por Marcelo Correia Ribeiro, contou com a presença de Ondjaki, Alexandre Quintanilha e Mia Couto teve como tema “Porque deambulam os Homens em vez de estarem quietos?”
Durante o Encontro Internacional “Literatura em Viagem” também foram lançados sete livros: “O tempo dos Espelhos” de Júlio Machado Vaz; “Esquecer Fausto” e “As Sombras” de Pedro Eiras; “Suite no Hotel Crystal” de Olivier Rolin; “O Gato e a Rainha Só” de Carla Maia de Almeida; “Álvaro Cunhal Íntimo e Pessoal” de Miguel Carvalho; e “Cultura, Política e Prática. Os públicos da cultura em Matosinhos” de Duarte Sá Costa e Jorge Cabral, com coordenação de João Teixeira Lopes.