
Muitos problemas e opiniões díspares foram, então, pronunciadas sobre as potencialidades e vantagens da implementação desta obra.
Apesar da controvérsia em torno desta questão, a decisão de avançar foi tomada, constatando-se que, pouco a pouco, a vasta malha urbana vai sendo rasgada, desenhando-se novos fluxos de circulação entre os seus pólos e novas formas de relação dos cidadãos com o espaço que habitam.
É, por isso, com redobrado orgulho, não tivesse sido eu um dos grandes defensores desta obra de vulto, que verifico que hoje é mais fácil circular dentro de Matosinhos, deslocar-se até ao Porto e, agora, entre Concelhos da Área Metropolitana, sem fazer apelo à utilização de veículo automóvel e sem ter que se sujeitar aos tradicionais congestionamentos de trânsito.
O Metro pode ser, sem dúvida, considerado como uma das maiores revoluções nos transportes na Área Metropolitana do Porto. Gradualmente estabelecida, a rede começou a ganhar corpo, tendo a Cidade de Matosinhos como uma das suas extremidades e, simbolicamente, o Estádio do Dragão como a outra ponta. Entretanto, outros troços de linha estão em construção, galvanizando a confiança dos potenciais utentes, tendo sido já inaugurada a linha vermelha – Póvoa de Varzim e aproximando-se, a inauguração da linha verde – Trofa, que ligará, nesta fase, a freguesia da Sr.ª da hora até ao Fórum da Maia.
A concretização desta linha trará mais três estações para Matosinhos, que passa a contar com 17 estações, sendo a da Senhora da Hora a mais importante estação do Metro, com a junção de três linhas (Póvoa, Trofa e Matosinhos) ficando quase meio concelho servido pelo novo transporte.
De facto, a extensão dos percursos disponíveis permite-nos pensar, actualmente, neste meio como uma real alternativa ao carro que contribui significativamente para o aumento da qualidade de vida dos cidadãos metropolitanos, assumindo-se como um extraordinário motor de desenvolvimento, quer para a região, quer para o País.
Gostaria, ainda, de salientar o papel exemplar da equipa de trabalho da Câmara Municipal de Matosinhos, liderada pelo Vice-Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, por todo o trabalho e empenho demonstrados na prossecução desta obra emblemática e de grande pendor para o nosso Concelho.
Espero que esteja tão envolvido neste projecto de beneficiação da rede de transportes do Concelho quanto eu.
O Presidente da Câmara
Narciso Miranda