Presidente inaugura obra no valor de 1,6 milhões de euros.
Já está concluída a empreitada que permitirá ligar o nó de Lavra (Angeiras) da A28 ao centro urbano da freguesia e à Marginal Atlântica.
A ligação foi inaugurada hoje, dia 3 de setembro, pelo Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto.
Esta obra, no valor de 1,6 milhões de euros, dividida em duas fases, contou com 85% do seu investimento a fundo perdido, suportado pelos fundos comunitários do QREN- Quadro de Referência Estratégico Nacional.
Integrada na candidatura de requalificação da orla costeira, esta obra permitirá melhorar o escoamento do trânsito, evitando os habituais congestionamentos acentuados durante a época balnear.
“Esta era a peça que faltava no eixo viário da orla costeira. Foi uma obra muito sofrida. Quisemos um traçado que minimizasse o impacto no corte dos terrenos agrícolas”, disse a Vereadora do Ambiente, Dr.ª Joana Felício. A par da construção da nova via, foi criada uma ciclovia que garante a ligação entre a A28 e o centro de Lavra.
Para o presidente da junta de freguesia, Rodolfo Mesquita, “Lavra está hoje preparada para o futuro” graças “ao progresso nos últimos oito anos”.
Por sua vez, o Dr. Guilherme Pinto lembrou “o papel muito importante que Lavra tem no futuro económico do Concelho de Matosinhos”, tendo em conta a estratégia definida ao nível do turismo.
A cerimónia contou ainda com a presença do Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, do Vereador da Educação, Prof. António Correia Pinto, do Vereador da Cultura, Fernando Rocha, e da administradora da Matosinhos, Eng. Helena Vaz.