Duas fases da obra decorrem em simultâneo para minimizar os incómodos à população
Nos primeiro dias de maio, o Presidente da Câmara de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, assinalou no terreno o início das obras de ligação da Autoestrada A28 ao centro da freguesia de Lavra e à Marginal Atlântica. Três meses depois, fez questão de voltar ao local, verificando que os trabalhos estão a decorrer conforme a previsão inicial, ou seja, a bom ritmo. No total, a obra, dividida em duas fases, tem um custo global de 2,3 milhões de euros, valor ao qual se juntam cerca de 700 mil euros de aquisição de terrenos.
“Ao criarmos este acesso, as zonas por onde se faz o atravessamento ao centro cívico, e depois à marginal, ficarão mais preservadas”, explicou o autarca, referindo ainda que as duas fases da obra decorrem em simultâneo para evitar que “as pessoas sofram duas vezes com as obras”.
Acompanhado do vice-presidente, Dr. Nuno Oliveira, e dos vereadores Dra. Joana Felício, Prof. Correia Pinto e Dr. Guilherme Aguiar, o Presidente da Câmara começou por se deslocar ao local dos trabalhos da primeira fase da empreitada, ou seja, a ligação da A28 ao centro de Lavra, uma obra com conclusão prevista para março de 2013 e que representa um valor de um milhão de euros ao qual acresce 300 mil do custo dos terrenos.
A segunda fase da Ligação da A28 à Marginal Atlântica, também integrante desta visita de trabalho, diz respeito à ligação do centro de Lavra a Angeiras e segue também a bom ritmo, estando a conclusão prevista para janeiro de 2013. O investimento é de 750 mil euros mais 250 mil de custos dos terrenos.
Estas obras de requalificação incluem a colocação de um pavimento novo, mobiliário urbano e iluminação pública.
O Presidente da Câmara fez ainda questão de verificar no terreno como está a decorrer a obra na Rua França Júnior, inserida no projeto Mobilidade em Matosinhos e que está, neste momento, a ser alvo de pavimentação. Com um investimento a rondar os 200 mil euros, esta intervenção estará concluída no próximo mês de outubro.