Matosinhos participou na competição com três equipas e 20 atletas
Matosinhos participou ontem na 6.ª e última etapa da Liga Boccia Sénior INATEL 2023 com três equipas e 20 atletas.
Esta participação, que contou com a presença do vice-presidente da Câmara de Matosinhos e responsável pelo pelouro da Intervenção Social e Saúde, Carlos Mouta, foi promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos e sustentada no empenho da Associação Social e de Desenvolvimento de Guifões e do Centro de Apoio à Terceira Idade de São Mamede de Infesta, que têm vindo a investir na dinamização dos seus utentes na prática desta modalidade desportiva.
A Liga Boccia Sénior INATEL 2023 envolveu mais de 200 participantes provenientes de 13 concelhos e realizou-se em 6 etapas, que decorreram entre 17 de maio e 29 de novembro, em diferentes concelhos. Para além de um momento de competição desportiva, pretendeu-se que cada etapa se constituísse como uma oportunidade de convívio e de animação sociocultural.
O Boccia Sénior tem como principal objetivo a promoção do envelhecimento ativo de pessoas com 65 ou mais ou anos, bem como melhorar a sua qualidade de vida, saúde física e mental. Esta modalidade desportiva, com treinos regulares, contribui para o bem-estar físico e mental de uma geração cada vez mais envelhecida.
O Boccia é uma modalidade que exige concentração, habilidade e estratégia. É considerada uma boa opção de atividade física para pessoas idosas, pois permite que se desenvolvam competências de uma forma lúdica e agradável, sem risco de lesões ou sobrecarga física. Além disso, também promove a saúde mental, ajudando a combater o stress e a ansiedade, a autoestima e a confiança dos participantes.