Chega hoje ao fim
Termina hoje mais uma edição da Lenda de Cayo Carpo. Ao longo de três dias, a praia de Matosinhos e a zona envolvente ao Monumento Senhor do Padrão servem de cenário à recriação histórica da Lenda de Cayo Carpo, episódio responsável pelo aparecimento do topónimo “Matosinhos” e que explica a conversão das gentes desta terra ao cristianismo.
![]()
![]()
A lenda associa Matosinhos ao culto de Santiago de Compostela, pois explica a origem das conchas/vieiras como um dos símbolos principais dos peregrinos que, todos os anos, percorrem os caminhos de Santiago de Compostela.
![]()
O recinto conta com diversas atrações da época romana, nomeadamente a recriação do casamento de Cayo Carpo e Cláudia Lobo. A animação é protagonizada pelos legionários, personagens mitológicas, encantadores de serpentes, malabaristas, cuspidores de fogo e acrobatas, num ambiente romanizado onde não falta a venda de escravos, a bijuteria marroquina, as danças de roda, a sangria e o hidromel, os doces ou as iguarias tradicionais árabes.
![]()
Também as lutas de gladiadores reúnem centenas de pessoas no anfiteatro romano e recordam a época em que estes espetáculos geravam o delírio nas multidões. Faziam-se apostas, formavam-se “claques”, injuriavam-se os vencidos e aclamavam-se apoteoticamente os vencedores.
![]()
![]()
![]()
Se ainda não teve oportunidade de visitar o recinto, aproveite o dia de hoje para o fazer. Ainda há muito para ver hoje em Matosinhos. O programa para este domingo é o seguinte:
Domingo, 5 de junho,
12h00 - Abertura do mercado; POMPA LUSITANIAM: Cortejo da Hispania Tarraconensis; Legionários e Guarda Pretoriana
13h00 - Arruadas com tocadores de instrumentos de sopro e percussão; As Danças do Oriente do Império
14h00 - Demonstrações de armas e treinos de gladiadores; Treinos da Guarda Pretoriana
14h30 - O encantador de serpentes e os sons de Cartago
15h00 - Os músicos e as danças de Alexandria
15h30 - “Os Druidas”; Os sons de Constantinopla e do Império Oriental
16h00 - As Tragicomédias ambulantes de Gazua
16h30 - O presente de Brutus Aurélius; Desfilata da Guarda Pretoriana
17h00 - Danças de bons augúrios e festejos auspiciosos; Desfilata com tocadores de instrumentos de sopro e percussão
17h30 - Os sons de Constantinopla e do Império Oriental
18h00 - Pantomineiros; As Tragicomédias ambulantes de Gazua
18h30 - O encantador de serpentes e os sons de Cartago; Os músicos e as danças de Alexandria
19h00 - CENA NUPTIALIS: Receção de Cayo Carpo e Cláudia Lobo aos convidados e cerimonial de consentimento do pater familias
19h30 - Desfilata de Legionários; As Tragicomédias ambulantes de Gazua
20h00 - Arruada com tocadores de instrumentos de sopro e percussão
20h30 - O encantador de serpentes e os sons de Cartago; Os músicos e as danças de Alexandria
21h00 - POMPA NUPTIALIS: Cortejo de Cayo Carpo e Cláudia Lobo e Cerimónia de noivado; Recriação da Lenda de Cayo Carpo (Anfiteatro*) Circo Romano - Jogos de gladiadores, lutas, dança, acrobacia, teatro, espetáculo de fogo (Anfiteatro*)
22h00 - Encerramento: Espetáculo com fogo: “ A Chama Da Ninfa”
*Entrada Livre até à lotação do espaço.
Se gosta das recriações históricas que a Câmara Municipal de Matosinhos promove ao longo do ano, saiba que a próxima está já marcada para os dias 8,9 e 10 de julho, na zona envolvente ao Forte Nossa Senhora das Neves, em Leça da Palmeira.
![]()
