99º Aniversário comemorado no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos.
Fundado a 28 de Novembro de 1907 por diversas personalidades portuguesas e estrangeiras, o Leixões Sport Club completou ontem 99 anos de vida e deu início ao programa de comemorações que visa assinalar o centenário do clube.
A cerimónia comemorativa realizou-se no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos e contou com a presença do Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e de ilustres convidados como Hermínio Loureiro, Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, e Adriano Pinto, Presidente da Associação de Futebol do Porto. Também estiveram presentes os Presidentes da Direcção e SAD do Leixões, Dr. Dias da Fonseca e Carlos Oliveira, respectivamente, assim como outras personalidades do elenco directivo do Leixões, da sociedade civil matosinhense e muitos adeptos do clube.
Após visionamento de fotografias alusivas aos principais momentos da história do Leixões, foi apresentada pelo Dr. Dias da Fonseca a proposta para as celebrações do centenário. Uma das iniciativas será a realização do Torneio do Centenário, que contará com a participação da selecção do Luxemburgo e equipas nacionais. A prova será agendada para o próximo ano, altura em que se tentará construir um mega-logótipo humano em pleno relvado do Estádio do Mar.
Com especial predominância no futebol, o clube de Matosinhos regista um palmarés histórico na modalidade com a conquista de uma Taça de Portugal frente ao FC Porto, em 1960/61. Além deste triunfo, destaque igualmente para três presenças na Taça UEFA e uma participação na Taça das Taças (quartos-de-final em 61/62).
Também conhecidos pelos "Bebés" ou ainda "Heróis do Mar", o Leixões joga actualmente na Liga de Honra de futebol mas já participou em 22 campeonatos principais e é sobretudo conhecido pela imensa massa adepta que costuma lotar o Estádio do Mar,
O voleibol, outras das modalidades que caracterizam o emblema, regista igualmente um palmarés ímpar com oito títulos em masculinos e vários resultados históricos na categoria feminina.
Do “Mar” nasceram também alguns campeões nacionais de natação, como Fernando Couto, e o Leixões orgulha-se da mesma forma de ter contribuído para o desenvolvimento do andebol, basquetebol, boxe, hóquei em patins e em campo, ténis, atletismo e mesmo râguebi e ciclismo.