No dia 27 de Setembro, o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, apresentou em Leça do Balio os projectos de intervenção da Câmara Municipal nesta freguesia.
No dia 27 de Setembro, o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, apresentou em Leça do Balio os projectos de intervenção da Câmara Municipal nesta freguesia.
De um vasto programa de investimentos, cujo total é de 8 milhões de euros, destacam-se três projectos: a recuperação da Casa dos Balios, a restauração da Ponte D. Goimil e a construção de uma unidade de saúde pública.
Acompanhado pelo Executivo Municipal e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Leça do Balio, Francisco Araújo, o Presidente da Câmara deslocou-se a vários pontos da freguesia para apresentar cada projecto no respectivo local.
A Casa dos Balios, recentemente adquirida pela Câmara Municipal de Matosinhos por 375 mil euros, situa-se junto do Mosteiro de Leça do Balio, ponto nevrálgico do investimento, irá dar origem a um núcleo museológico do Mosteiro. O projecto foi adjudicado ao arquitecto Pedro Ramalhão.
A Ponte D. Goimil, obra em granito datada da época medieval, será alvo de intervenção arqueológica. Na avaliação do seu estado de conservação foram identificadas deficiências estruturais e descobertos três níveis de calçada, o que obriga a alargar o âmbito das escavações.
Na área da Saúde, o objectivo é construir a Unidade de Saúde de Leça do Balio, que permita aos utentes serem acompanhados sem que tenham de sair da freguesia. Neste sentido, já foram adquiridos espaços no valor 200 mil euros, estando previsto um orçamento de 600 mil euros para os equipar e colocar em funcionamento.