Depois do “Maldito seja o traidor da sua pátria”, foi a vez da peça francesa “Le Papalagui” brilhar no palco do Cine-teatro Constantino Nery, no dia 6 de julho, sábado, pelas 21.30 horas.
Espetáculo legendado em português, sendo uma co-produção Cine-Teatro Constantino Nery / Festival de Teatro de Almada, “Le Papalagui”, de Eric Sheuermann, foi um dos êxitos do Verão passado em Avignon: o jornal Le Monde considerou-o “uma pequena jóia”.
É com humor e malícia que a civilização ocidental passou no crivo do bom-senso do alto dignitário samoano Tuiavii, após uma viagem que realizou à Europa no início do século XX. O espantado viajante conta à sua tribo os estranhos valores e costumes dos Papalaguis (“homens brancos”) . Apresentada como se fosse uma conferência, esta narrativa oferece-nos, tal como as Cartas persas de Montesquieu, um reflexo terrível da nossa sociedade.
Cerca de um século mais tarde, o conteúdo do texto recolhido pelo alemão Erich Scheurmann (1878-1957) não perdeu pitada da sua pertinência.
Recorde-se que o Cine-teatro Constantino Nery está a apresentar três espetáculos internacionais, legendados em Português. "Maldito seja o traidor da sua pátria", da Eslovénia, foi o primeiro e decorreu no sábado, dia 29 de Junho. Este fim de semana, foi a vez de “Le Papalagui”, seguindo-se, no dia 15 de julho, sábado, pelas 21.30 horas, “El viento en un violin” de Claudio Tolcachir, Timbre4, Companhia do México.
Mulheres que se amam, procuram desesperadamente um filho. Mães com filhos, desesperadas por garantir a felicidade. Filhos desorientados, desesperado para encontrar o seu lugar. Histórias de seres ricos e pobres procurando a vida. E amá-lo atravessa tudo, vale tudo, o bom e o mau. A vida amorosa de pensamento contrário e pode aceitar, em nome do amor.
Não perca esta oportunidade única de assistir a espectáculos internacionais no palco maior de Matosinhos!