Investimento de quatro milhões de euros conta com a comparticipação da Câmara de Matosinhos no valor de um milhão de euros.
Em Setembro próximo entrarão em funcionamento as novas instalações da AAJUDE- Associação de Apoio à Juventude Deficiente- em Santa Cruz do Bispo, transferidas do Porto.
A AAJUDE é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, cujo objetivo é o apoio a pessoas portadoras de deficiência mental, constituída em Janeiro de 1982. Em 2009, candidatou-se ao POPH (Programa Operacional de Potencial Humano) com o objetivo de construir um edifício com as respostas sociais de Lar Residencial (24 utentes), Centro de Atividades Ocupacionais (30 utentes) e Serviço de Apoio Domiciliário (10 utentes). A candidatura ultrapassa um milhão e 700 mil euros, foi aprovada em 2010 e conta com o financiamento da Autarquia em 25% (cerca de 340 mil euros). Os restantes 75% do custo elegível são suportados pelo POPH e pela própria instituição.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, e o Vice-presidente, Dr. Nuno Oliveira, visitaram hoje, dia 22 de abril, as obras no terreno para verificar a sua evolução.
“As obras estão a um excelente ritmo, quer as de Santa Cruz do Bispo quer as de Perafita. Estamos a cumprir os prazos definidos”, adiantou o Dr. Nuno Oliveira, responsável também pelo pelouro da Ação Social, no final da visita ao Equipamento Residencial para Pessoas Idosas (Lar) do Centro Social e Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto.
O Centro Social Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto é uma instituição particular de solidariedade social desde 11 de janeiro de 1999. Os seus 193 utentes utilizam as respostas sociais de Centro de Dia, Centro de Convívio, Centro de Atividades de Tempos Livres, Jardim de Infância e Creche, dispondo ainda de cantina.
O futuro lar terá capacidade para 57 pessoas idosas e estará concluído em dezembro deste ano. O custo elegível ronda os dois milhões de euros. 60% é suportado pelo POPH. Os restantes 40% serão pagos pela CMM (mais de 770 mil euros). A instituição assume cerca de 360 mil euros.