Novo equipamento oferece ainda as valências de Centro de Actividades Ocupacionais e Serviço de Apoio Domiciliário.
“Decidimos avançar na hora certa. Mais um segundo e tínhamos perdido uma oportunidade única”, admitiu o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos a propósito dos 12 equipamentos em execução no Concelho na sequência do financiamento do POPH- Programa Operacional de Potencial Humano, nas áreas da infância, terceira idade e deficiência.
O Dr. Guilherme Pinto falava no dia 12 de Novembro, na cerimónia de lançamento da primeira pedra do novo Lar Residencial, Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) e Serviço de Apoio Domiciliário da AAJUDE- Associação de Apoio à Juventude Deficiente.
Actualmente localizada no Porto, a AAJUDE apoia pessoas com deficiência mental, através das valências de Lar Residencial e CAO, prestando serviços a 20 utentes, dos quais 17 frequentam simultaneamente o Lar e o CAO e três apenas frequentam o CAO.
Quando estiver concluído o novo equipamento, a instituição terá as valências de Lar Residencial para 24 utentes, Centro de Actividades Ocupacionais para 30 utentes, e Serviço de Apoio Domiciliário para 10 utentes. Este projecto permitirá ainda criar 18 postos de trabalho no concelho, dos quais 10 serão permanentes.
“As paredes da nova casa irão transpirar carinho, compreensão, sensibilidade aos utentes, dando-lhes a capacidade para serem autónomos”, adiantou Ana Maria Ponce, presidente da AAJUDE.
Com um projecto da arquitecta Albertina Oliveira, esta obra representa um investimento de 1 milhão e 730 mil euros. A verba conta com a comparticipação da Autarquia de 340 mil euros.
O equipamento será construído na Rua Monte Leça, em Santa Cruz do Bispo, mas simbolicamente a cerimónia decorreu na Sala-Museu Guilherme Thedim, conhecido escultor e autor da imagem de Nossa Senhora de Fátima.
A primeira pedra recebeu a bênção do pároco João Matias, na presença do recém-empossado Director do Centro Distrital da Segurança Social do Norte, Dr. Sampaio Pimentel, do Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, da deputada da Assembleia da República, Dr.ª Luísa Salgueiro, e dos presidentes de junta de freguesia de Santa Cruz do Bispo, Lurdes Queirós, e da Senhora da Hora, Valentim Campos.
O Dr. Sampaio Pimentel prometeu “manter a atenção, o cuidado e o critério com que a AAJUDE tem sido seguida pela Segurança Social”, mesmo “com as dificuldades que ao país atravessa”.
Por sua vez, a presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz do Bispo salientou que “muita da política social em Matosinhos não tem direito a placa de inauguração”, mas “é um exemplo a seguir”.