As peripécias de um soldado republicano pela mão de Nuno Gomes Garcia.
“Arame Farpado - As peripécias de um soldado republicano” é uma obra que relembra os acontecimentos centenários que marcaram a Primeira República Portuguesa, um período pouco explorado pela literatura portuguesa contemporânea. Este romance histórico (que é também um thriller) permite ao leitor sentir na pele as agruras de uma furiosa viagem a um mundo implacável. Um périplo que começa com o regicídio de D. Carlos e termina nas fronteiras orientais da Europa, passando pela implantação da República, por paisagens africanas e pelas impressionantes trincheiras da Grande Guerra.
A sessão de lançamento do livro decorreu na quarta-feira, dia 30 de Novembro, pelas 19 horas no Auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca e contou com a presença do Vereador da Cultura, Fernando Rocha. Joel Cleto apresentou a obra recordando o seu tom histórico e o facto de abordar um período muito interessante da nossa História.
Nuno Gomes Garcia nasceu em Matosinhos, em 1978. Atualmente, vive em Paris. Estudou História e Arqueologia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É especialista em História da Idade Média e do Renascimento. A par da escrita, mantém as suas atividades profissionais como arqueólogo, a qual exerce há mais de dez anos, e como consultor literário numa editora portuguesa. Arame Farpado é o seu primeiro romance.