
Foi a 12 de Novembro, pelas 19 horas, que a ESAD – Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos e a Câmara Municipal de Matosinhos se juntaram para o lançamento do livro “Paolo Deganello, As Razões do Meu Projecto Radical”, da autoria de Maria Milano. Uma publicação que conta, também, com o apoio da RAR Imobiliária.
Trata-se do primeiro livro publicado sobre a obra do arquitecto Paolo Deganello, fundador do Grupo Archizoom, criador do Movimento Radical nos anos 60 e autor de inúmeras peças produzidas por empresas de renome na área do Design, como a Cassina, a Vitra, a Venini, entre muitas outras. As suas peças integram os principais museus internacionais de Design. Em Portugal, peças como a mesa Artifici, a cadeira Regina, a cadeira A&O ou o sofá Torso, integram o espólio do MUDE – Museu do Design e da Moda e podem ser vistas em Lisboa.
Esta publicação é coordenada por Maria Milano, arquitecta e docente na ESAD, e resulta de uma relação de colaboração entre Paolo Deganello e a escola, iniciada em 1998 e consolidada, sobretudo, ao longo dos últimos três anos, com a sua participação intensiva nas aulas de Projecto, do Curso de Interiores do 4º ano, como docente convidado, e este ano também como professor no Núcleo de Espaços Urbanos e Interiores do Mestrado em Design.
O livro conta com várias contribuições de críticos e historiadores, tais como Bernhard Burdeck, François Burkhardt, Katja Tschimmel, José Bártolo e Joana Santos. O projecto gráfico é assinado por João Faria e Pedro Nora.
A sessão de lançamento do livro contou com presenças importantes no contexto nacional e internacional do Design e da Arquitectura, entre as quais, o arquitecto Paolo Deganello e a autora do livro Maria Milano, assim como Guta Moura Guedes, directora da Experimenta Design, Enrico Baleri, Designer e Director da Baleri Itália, e o arquitecto Álvaro Siza Vieira.
Da parte da autarquia, associaram-se a esta iniciativa o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto e o Vereador da Cultura, Fernando Rocha.
O evento decorreu no B-Flat Jazz Club, em Leça da Palmeira, e integrou, ainda, uma prova de vinhos promovida pela Ramos Pinto e um concerto organizado pela Orquestra de Jazz de Matosinhos.
De salientar que Paolo Deganello é uma personalidade já conhecida na autarquia, pois os laços de cooperação com a ESAD alicerçados, ao longos dos anos, trouxeram a presença deste arquitecto a eventos culturais da Câmara, de que são exemplo, o projecto “Civilização do Habitar” (Exposição e Colóquio em 2004) e o lançamento das Actas resultantes deste Colóquio (2005).

