O livro “José Domingues dos Santos: o defensor do povo”, da autoria do Dr. António José Queiroz, foi apresentado no final do dia de sexta-feira, dia 14 de junho, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, pelo deputado Alberto Martins.
Presente na apresentação do livro, para além do autor e do deputado Alberto Martins, esteve também o Vereador da Cultura da autarquia, Fernando Rocha.
José Domingues dos Santos nasceu em Antela, na casa da Tulha, em Lavra, a 5 de Agosto de 1885 e morreu no Porto a 16 de Agosto de 1958. Foi um político, jurista, professor e jornalista português que, entre outras funções, exerceu as funções de Presidente do Conselho de Ministros de um dos governos da Primeira República Portuguesa. Pertenceu, pelo menos desde 1922, à Maçonaria.
Contam-se algumas doações do seu espólio ao Arquivo Histórico de Matosinhos. A primeira delas terá ocorrido em 28 de Setembro de 2010, pela mão de Manuel Armando de Jesus Maia Doação com 279 documentos.
Da segunda constam 164 documentos (107 fotografias + 57 documentos) e aconteceu pela mão da neta, Dra. Madalena Domingues dos Santos, em 8 de Novembro de 2011.
O espólio doado, num total de 443 documentos, tem todos os documentos em papel tratados, restaurados e disponíveis à consulta, à exceção das fotografias que estão em processo de limpeza e restauro para posteriormente serem tratadas ao nível da identificação e descrição arquivística.
Este espólio engloba documentos pessoais (registo de baptismo, passaportes, carteiras de jornalista, etc.), discursos políticos, manifestos, convites, comunicados, rascunhos de pensamentos e de manifestos, artigos de jornais, fotografias de família, fotografias no exercício dos vários cargos, etc. Datas extremas da documentação: 1887-1954.