O auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca foi o palco escolhido para o lançamento do segundo livro de poesia do autor Jorge Braga com o título "Negro Luminoso".
A iniciativa decorreu no final da tarde do dia 13 de dezembro e contou com a presença do Vereador da Cultura, Fernando Rocha.
Jorge Braga nasceu em Setembro de 1958. Adolescente pensou que poderia escrever bem mas, foi rasgando tudo o que escrevia até 1986.
“Negro luminoso” divide-se em duas partes: círculos que se estreitam vastidão que se encerra e negro luminoso. Trata-se uma obra auto biográfica que deriva da realidade da pressão vivida face à tentativa de suicídio do filho bipolar e que, atualmente, se encontra em estado vegetativo. A obra acaba por refletir a maneira como conseguiu aceitar e conviver de forma mais ou menos pacífica com esta realidade.
O livro foi apresentado pelo Dr. José Custódio de Almeida da Silva, tendo ainda participado no evento, para além do autor e do editor, a diseuse Celeste Pereira e o pianista Pedro Lopes.
Este foi mais um evento inserido no âmbito da promoção do livro e da leitura, que pretende contribuir para dar a conhecer novos escritores da língua portuguesa, abrindo-se, assim, uma porta para a apresentação de estéticas literárias diferenciadas e, tendo sempre presente proporcionar a aproximação entre os autores e o público.