A Biblioteca Municipal Florbela Espanca foi, uma vez mais, o local escolhido para o lançamento de um livro. “A Capitã” de Maria Félix foi apresentado no final da tarde de ontem, dia 11 de julho, e encheu o Auditório desta Biblioteca Municipal.
Em “A Capitã”, a primeira médica de bordo portuguesa narra a sua odisseia feminina, em desafio ao mundo dos homens, ao entrar para a faculdade em 1918, quando a mulher era julgada intelectualmente inferior e depois, em 1924, lutando para embarcar como meio de esquecer um grande amor. Este é o primeiro romance de família, um romance cheio de pequenos romances.
A apresentação da obra pelo editor incluiu a leitura dialogada de excertos, filmes alusivos a partir de fotografias da época e momentos de música italiana do séc. XVII.
Num registo original, Maria Félix levou-nos numa viagem envolvente a bordo de um navio.
A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos, em parceria com a Orfeu, Centro Cultural, integra o objetivo mais vasto da autarquia de “Promoção do Livro e da Leitura”, projeto que visa criar condições que proporcionem a aproximação e o contacto direto entre autor e público, promovendo a troca de informação, de sensibilidades e experiências.