Marisa Matias e Jorge Velhote fazem a apresentação da obra.
A Câmara Municipal de Matosinhos vai promover a sessão de lançamento de Arca de Noé, um livro de fotografia sobre a memória, da autoria de Renato Roque. A apresentação da obra decorre no dia 19 de fevereiro, pelas 18 horas, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca e está a cargo do escritor Jorge Velhote e da eurodeputada Marisa Matias.
![]()
Arca de Noé é um livro de fotografia, baseado num projeto fotográfico que Renato Roque vem desenvolvendo há uns anos, sobre a memória, sobretudo em torno das recordações de infância, da sua resistência, da sua fragilidade e da sua perecibilidade.
É construído a partir de dois espaços: as casas dos seus avós, uma no Porto, nas Fontainhas e a outra na Beira Alta, perto da raia, em Figueira de Castelo Rodrigo. É um projeto sobre a memória e sobre a perda que a memória implica.
O projeto desenvolveu-se ao longo de alguns anos, até que no início de 2015, Rui Costa, professor de Design na Universidade de Aveiro, desafiou Renato Roque a finalmente o realizar, apresentando-o como projeto aos seus alunos do último ano. Aceite o desafio, oito grupos de estudantes candidataram-se, orientados pelo seu professor e acompanhados por Renato Roque, e produziram, cada um, uma proposta diferente. O livro Arca de Noé concretiza o livro que se escolheu de entre os oito belos objetos que foram desenvolvidos nesse processo. Tem design de André Araújo e Francisca Pimenta.
![]()
“Arca de Noé parte da dor causada por essa evidência de que as memórias dos meus avós e das suas casas, onde vivi parte da minha infância, me morrem um pouco todos os dias.
Transformam-se, deformam-se, desvanecem-se e vão-se extinguindo gradualmente até um dia desaparecerem comigo, como bichos fiéis que não suportam a ausência do dono”.
Renato Roque nasceu no Porto. É engenheiro de Telecomunicações da FEUP. Nos anos 80 descobriu podia contar histórias com a fotografia e que essa era a forma certa de expressar as suas dúvidas e de questionar as suas certezas. Participa, desde lá, em projetos de Fotografia, de Escrita e outros projetos culturais. Apesar de autodidata por vocação, completou em 2009 na Universidade do Porto o Mestrado em Multimédia com o projeto fotográfico "Espelhos Matriciais", sobre retrato fotográfico e identidade, que foi utilizado por Joan Fontcuberta no seu livro ‘La Camara de Pandora’.
![]()
Alguns livros publicados (fotografia + escrita):
· Arcas de Sonhos (1994) - pequenas histórias sobre sonhos - editora Colibri
· Renato no País das Manchinhas (1997) - ficção a partir de fotografia - editora Salamandra
· A Terra dos Quadrados (1998) - ficção - editora Salamandra
· A hora sua (1999) - fotografia - selecção de poemas portugueses sobre a morte por Regina Guimarães, editora Assírio e Alvim
· A Teoria da Relatividade Restrita dos Sonhos e o 25 de Abril (2000) - texto sob a forma de conferência
· Corpos de Cidade (2001) - fotografia - texto poético de Eduarda Dionísio, editora Salamandra
· Projecções da Memória (2003) - fotografia - com os fotógrafos Aníbal Lemos e José Manuel Rodrigues, editado pela FEUP
· D’ouro d’Alendouro (2003) - fotografia - com poemas de Jorge Sousa Braga, editora Gémeo®
· Catedrais do Silêncio (2004) - fotografia - com texto de Eduarda Dionísio, editora Gémeo®
· Balada Solitaria (2004) - fotografia - a ilustrar texto de Fran Alonso, editora Eterogémeas
· Fotografia do Douro: Arqueologia e Modernidade (2006) – fotografia – editado pela Fundação Museu do Douro
· Luz de Papel (2007) - fotografia - em colaboração com poetas do Porto, editora Eterogémeas
· 12pm (2008) - fotografia - com poemas de Jorge Sousa Braga, editora Gémeo®
· O Caracol (2011) - história para a infância - ilustrações de Sérgio Ribeiro, editora Afrontamento
· Fotografia e Curadoria (2012) - livro de reflexão sobre o panorama da fotografia chamada contemporânea e sobre o papel da curadoria. Editado na colecção Reflex, propriedade do The Portfolio Project
· Exuberâncias da Caixa Preta (2012) - participa no livro que materializa a exposição com o mesmo nome, construída a partir de A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais de Charles Darwin.
· Do Quase Invisível (2014 - fotografia - com Mário Jorge Pedra e poemas de Patrícia Lino e Regina Guimarães
